A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.
A glândula é dividida em duas porções: o lobo anterior e o lobo posterior. O lobo anterior é a adeno-hipófise. ... E uma importante diferença funcional entre elas é que a neuro-hipófise é uma porção que não produz hormônios, apenas realiza armazenamento e secreção. Ao contrário, a adeno-hipófise produz e secreta hormônios.
A adenoipófise — ou adenohipófise, ou ainda hipófise anterior (do grego adeno, "glândula"; hypo, "sob"; physis, "crescimento") — compreende o lobo anterior da hipófise e faz parte do sistema endócrino. Ao contrário do lobo posterior, o lobo anterior é genuinamente glandular, fazendo jus à raiz adeno do seu nome.
O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).
O aumento da prolactina no homem pode estar relacionado com a presença de tumores na glândula hipófise, chamados de prolactinomas, que é a glândula responsável pela produção de prolactina.
A elevação do estradiol no homem pode ser causado por Obesidade, tumores de testículos e uso indiscriminado de hormônios masculinos como a testosterona.
São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).
O exame para identificar o nível de prolactina é realizado em laboratório, através da coleta de sangue. De acordo com a especialista, há algumas orientações que devem ser seguidas antes de realizar o exame.
A prolactina é considerada baixa quando os seus valores são menores que 2,8 ng/mL em mulheres não grávidas e que não amamentam ou com valores menores que 9,7 ng/mL em mulheres grávidas. Confira para que serve o exame de prolactina e como entender o resultado.
A progesterona pode estar baixa se a ovulação não estiver acontecendo regularmente (ou de todo), ou se seu corpo não consegue produzir progesterona suficiente. Alguns sinais e sintomas de que a progesterona está baixa: Menstruações longas e intensas. Escape antes da menstruação.
Resposta do Dr. Mauro: Não é necessário o jejum para realizar o exame de prolactina, porém sempre converse com o seu médico, pois o laboratório sempre realizará o exame conforme a solicitação médica.