O estudo cinético da concentração dos reagentes aborda como a quantidade de moléculas dos reagentes pode influenciar a velocidade de uma reação. ... Por essa razão, é perceptível que as moléculas no recipiente 2 têm uma probabilidade de choques muito maior se comparadas com as moléculas no recipiente 1.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento.
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
O estudo gráfico da velocidade das reações fornece parâmetros para que seja possível avaliar a rapidez de uma determinada reação em comparação com outra. ... Quando a energia de ativação em um gráfico é pequena, temos que o complexo ativado foi formado mais rapidamente, o que indica que se trata de uma reação mais rápida.
A Cinética Química envolve o estudo da velocidade das reações e dos fatores que interferem na ocorrência delas e na sua velocidade. A Cinética Química estuda a taxa de desenvolvimento, isto é, a velocidade, com que as reações se processam e como podemos interferir, aumentando ou diminuindo essa velocidade.
Para determinar a constante de velocidade, é necessário formular a expressão da velocidade. Para isso, temos que descobrir a ordem de cada um dos participantes reagentes da equação. Relacionando a concentração com a velocidade, temos que a relação entre elas é igual a 2; logo, a ordem para o participante A é 2.
A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.
Conforme explicado no texto Lei da velocidade das reações químicas, a equação usada para representar a lei da velocidade de uma reação é dada pelo produto entre a constante característica da reação numa determinada temperatura e as concentrações dos reagentes elevadas aos seus respectivos expoentes: v = k . [A]α. [B]β.
- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.
No caso de reações não elementares, a etapa lenta será a etapa determinante da ordem da reação....Essa reação é de: