De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, existem cerca de 100 mil psicopedagogos formados no Brasil. São profissionais que não atuam somente nas escolas, mas em diferentes instituições.
Classificação Brasileira de Ocupações conhecido como CBO do Ministério do Trabalho são os códigos cadastrados de todas as profissões e ocupações brasileiras. A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25. O governo brasileiro classifica todas as ocupações e dá um código a elas.
Art. 2º Poderão exercer a atividade de Psicopedagogia no País: ... II - os portadores de diploma em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade.
De forma similar, a formação em Psicopedagogia se inicia na graduação (independente de ser Licenciatura, Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins) e se especializa em cursos ou stricto sensu em instituições credenciadas pelo MEC, além de cursos de extensão e aprofundamentos de interesse do profissional, como ...
A principal área de atuação dos psicopedagogos é na área da educação, em instituição de ensino públicas ou privadas. Eles também podem atuar em clínicas e consultórios e prestar assistência psicopedagógica para pacientes em hospitais.
Registro Profissional | CFEP Após acessar o WWW.CFEP.ORG.BR/CADASTRO, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.
Acesse o portal de busca CBO do Ministério do Trabalho e, ao digitar um título como palavra-chave na consulta CBO, o Ministério apresenta todos os cargos relacionados à função. Para conferir a descrição de cada resultado encontrado, basta clicar em cima do nome do cargo.
A psicopedagogia, assim como a Neuropsicopedagogia ainda não são profissões regulamentadas, portanto, não possuem um conselho de classe. Os psicopedagogos atualmente são representados pela ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia) e o SINDPSICOPP (Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil).
De um modo geral, os procedimentos utilizados numa avaliação psicopedagógica incluem entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência ...
Eles também podem fazer o uso dos seguintes instrumentos: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar; além disso, atividades de leitura e escrita; aritmética e interpretação de texto.
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.
Quais são os testes psicopedagógicos?
Em geral, realiza-se uma análise do material escolar; questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; ...
A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado. É conveniente realizá-la depois de conhecer um pouco o paciente após o EOCA. Esta entrevista visa também confirmar ou descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa.
Ficha de Anamnese Escolar A ficha de anamnese pode ser preenchida pelos pais ou responsáveis do aluno ou pela própria psicopedagoga ou pedagoga. Esta valioso instrumento, nada mais é que uma lista de perguntas sobre o histórico pedagógico e familiar do aluno, preferências, hábitos, dentre outros aspectos relevantes.
Como elaborar um Relatório Psicopedagógico e(ou) Neuropsicopedagógico?