Como pode ver no dicionário da Porto Editora na Internet (Ligações do Ciberdúvidas), hipocentro é a região do interior da Terra onde se origina um sismo; epicentro, a região da superfície terrestre, por cima do hipocentro, onde é máxima a intensidade de um abalo sísmico e onde este atingiu em primeiro lugar a ...
Significado de Epicentro substantivo masculino [Geologia] Ponto da superfície terrestre onde o tremor de terra é sentido primeiro.
hipocentro. Ponto ou região no interior da Terra que é o foco de um abalo sísmico ou terremoto. O foco é o local onde as rochas tensionadas sofrem ruptura ou deslocamento de forma a se produzirem ondas elásticas que se propagam pelas rochas produzindo um terremoto.
Os terremotos são fenômenos naturais oriundos das pressões internas do planeta, que fazem as placas tectônicas se movimentarem, liberando tais pressões. Com isso, a superfície sente essa liberação em forma de tremor, o que pode acarretar sérios prejuízos.
Os terremotos são tremores produzidos ao longo da crosta terrestre que geram a vibração da superfície. Eles são resultantes da liberação de energia causada pelas tensões internas da Terra, também chamadas de forças endógenas de transformação do relevo.
A superfície da Terra é como um gigantesco puzzle efeito de grandes peças rochosas chamadas placas tectónicas. O movimento destas placas faz com que se acumule pressão em certas zonas da rocha. Quando a pressão se liberta de forma repentina, a rocha vibra e produz-se um movimento chamado “sismo”.
Terremotos: mudanças de relevos destruição da infra estrutura como: pontes prédios e casas. Vulcões: queimadas, mortes de animais, proibição do trafego aéreo, e mudança do relevo...
O terremoto de maior magnitude registrado no mundo aconteceu em Valdivia, no Chile, em 1960. Deixou 2 mil mortos e 2 milhões de feridos. O tremor provocou erupções de vulcões e um maremoto que destruiu cidades do litoral chileno. Também chegou a atingir outros países, como Japão, Estados Unidos (Havaí) e Filipinas.
O primeiro foi o terremoto de Concepción, que alcançou uma magnitude de 8,1MW, seguido pelo mais forte o terremoto de Valdivia.
Em 2020, os pesquisadores verificaram a ocorrência de 248 terremotos no Brasil, mas desse total, apenas três tiveram a magnitude acima de 4 pontos na escala Richter, a partir da qual são percebidos ruídos e oscilações dos objetos.
No dia 30 de agosto de 2020 foi registrado o terremoto mais recente em solo brasileiro, pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor teve 4,6 graus na escala Richter, não houve nenhum dano material sério ou morte.
31 de janeiro de 1955
Portanto, o Brasil não está totalmente livre da ocorrência de terremotos, porém, esses tremores ocorrem sem que haja grande destruição de construções e infraestrutura, pois o território brasileiro encontra-se distante da zona de instabilidade tectônica, ou seja, longe das zonas de convergência entre placas.
Magnitude maior que 9: destruição total com ondulações visíveis. O maior terremoto já registrado ocorreu no Chile em 1960, com uma magnitude de 9,5 graus na Escala Richter, provocando inúmeros feridos e cerca de dois mil mortos.
No Chile, em uma cidade chamada de Valdivia, no dia 22 de maio de 1960, ocorreu um tremor que ficou conhecido como o Grande Terremoto, uma vez que foi o abalo de maior intensidade já registrado na história com 9,5 graus na escala Richter (em uma escala que varia de 0 a 9), esse fenômeno gerou um grande tsunami que ...
As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.
2 minutos
Indonésia
1883: Krakatoa, Indonésia As ondas atingiram alturas de até 24 metros ao longo da costa sul de Sumatra e até 42 metros ao longo da costa oeste de Java.
Os tsunamis são ondas de grande energia geradas por abalos sísmicos. Têm sua origem em maremotos, erupções vulcânicas, explosões causadas por gases acumulados no subsolo do oceano e nos diversos tipos de movimentos das placas do fundo submarino.