Quantidade. Calcula-se que um metro de pão rende, em média, 20 fatias, o que serve aproximadamente cinco pessoas. Sendo assim, não é necessário uma grande quantidade de sanduíches para servir um evento de pequeno a médio porte.
Em média, você pode calcular 60 gramas de frios por cada convidada ou cerca de 1,5 kg para vinte e cinco mulheres.
De uma maneira geral, deve-se calcular uma média entre 150 e 200 gramas de frios por convidado. Caso decida servir pães e torradas como acompanhamento, considere 100 gramas desses alimentos por pessoa.
Aprenda a montar uma deliciosa e moderna tábua de frios para os seus convidados
Modo de Preparo
Modo de preparo
Uma tábua de frios cai muito bem em diversos momentos, como entrada para a refeição principal, como petisco ou até mesmo como um jantar mais rápido e leve. Tudo depende dos ingredientes escolhidos para cada ocasião! Você pode montar uma tábua de frios usando embutidos, queijos, frutas, pães, geleia e mel.
5 sugestões de acompanhamento para tábuas de queijos e frios
Como cortar o queijo vai depender da sua forma e do seu tamanho:
Tábua de Frios: 3 queijos que não podem faltar na sua
No entanto a faca mais conhecida e adequada para cortar queijos é uma faca não muito longa, com serrinha apenas na parte superior da lâmina que termina em superfície curva com a extremidade bifurcada e pontiaguda, permitindo assim cortar o queijo e espetar a fatia cortada para colocar no prato.
Como cortar queijo em cubos
Devem ser cortados como uma fatia de bolo, em formato de triângulo. Devem ser divididos ao meio e cortados em forma de triângulos grandes. Esses triângulos devem ser repartidos em fatias finas, cortados do centro para a casca. Corte em fatias triangulares a partir do ponto mais alto.
Já o Gorgonzola, o Gruyère e o Emmental ganham mais charme e aroma se cortados em triângulos grandes, ou “forma de cunha”, e podem ser divididos em fatias que vão afinando da crosta para o centro.
Como evitar que o queijo tipo muçarela fatiada grude e as fatias quebrem? Deixar fora da geladeira não é opção. Corte fatias mais grossas. Dessa forma a fatia fica mais resistente à tração e acaba separando sem quebrar.
Para descongelar: Os queijos mais macios devem ser descongelados na parte inferior da geladeira e depois deixado um tempo em temperatura ambiente, já os queijos mais firmes podem ser descongelados em temperatura ambiente. Tempo de armazenamento: Queijos podem ser congelados por até 3 meses.
A outra opção é mais rápida: deixar o queijo descongelar na pia. Isso vai levar de duas horas e meia a três horas, mas o queijo ainda pode ficar um pouco firme na hora de servir. Se estiver com muita pressa, leve o queijo ao micro-ondas para descongelar.
Colocar um queijo macio no freezer por alguns minutos antes de servir o firmará o suficiente para ralá-lo de maneira mais limpa. Outra opção é dividir em pedaços maiores. Use o ralador mais grosso para os queijos mais macios. Use um ralador de caixa em vez de um bandolim.
Se o queijo for fatiado, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses. Quando for descongelar, deixe-o na geladeira por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.
Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias. Mas você poderá optar por comprar mais quantidade e congelar algumas bandejinhas com frios.
Queijos inteiros e até mesmo aqueles que não foram abertos podem ser congelados na embalagem original. A exceção é o queijo do tipo minas frescal, que não deve ser congelado. Os únicos queijos que podem ser mantidos fora da geladeira são os de massa dura.
Sim, pode ser congelado, desde que esse congelamento seja feito no túnel de resfriamento rápido, e depois descongelado devagar em câmara fria a 10°C/7 a 10 dias.
O queijo frescal, por exemplo, deve ser guardado na geladeira dentro de uma vasilha. E mesmo os queijos mais secos devem ser guardados envoltos em plásticos e dentro de vasilhas na geladeira”, destaca.
seis meses
A cura é um processo de desidratação da massa do queijo. E isso é relativamente fácil de fazer em casa. É preciso que o queijo seja mantido em um local arejado, fresco e protegido de moscas, que são as maiores inimigas da cura. Uma boa dica é usar uma gaiola de tela e madeira.