Observações Gerais: 1 mEq de KCl equivale 74,548 mg de KCl. Mecanismo de Ação: Repositor de Eletrólitos.
A solução injetável de cloreto de sódio 20% tem papel importante na manutenção da tensão osmótica do sangue e tecidos. Este medicamento contribui também para a recuperação ou manutenção da volemia (volume de sangue circulante de um indivíduo).
Neste estudo, comparamos os efeitos sobre a homeostase de Na e o equilíbrio ácido-base de dois fluidos de manutenção intravenosos em pacientes internados na UTIP: NaCl a 0,9%, com 154 mEq de Na e Cl/L (fluido A), e NaCl a 0,45%, com 75 mEq de Na e Cl/L (fluido B), ambos com dextrose a 5%.
Reposição de sódio com NaCl 3% (1L de NaCl 3% contém 510 mEq de sódio). Monitorização do sódio sérico a cada 4 a 6 horas.
A hiponatremia é a redução da concentração plasmática de sódio para < 136 mEq/L por excesso de água em relação ao soluto. As causas comuns incluem uso de diuréticos, diarreia, insuficiência cardíaca, doença hepática, doença renal e síndrome de secreção inapropriada de ADH (SIADH).
As principais soluções de reposição de potássio, e também as mais usadas, são as seguintes: KCl xarope 6%: 15 mL contêm 12 mEq de potássio. Dose: 10 a 20 mL após às refeições, 3 a 4 vezes ao dia. KCl comprimidos: 1 comprimido tem 6 mEq de potássio.
Hipernatremia é a concentração sérica de sódio > 145 mEq/L. Implica deficit do total de água corporal em relação ao total de sódio corporal porque a ingestão de água fica abaixo da perda.
Porém, é preciso ter cuidado antes de tacar o saleiro na comida, uma vez que o sal pode aumentar o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Os cientistas já comprovaram que populações que comem muito sal correm mais riscos de pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência renal.