Esta disciplina tem como objetivos “analisar e discutir materiais didáticos; elaborar, implementar, avaliar e redimensionar propostas didático- pedagógicas das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, tramando a especificidade da Educação Especial nesse contexto escolar.
Desta forma, o ensino das ciências segue alguns procedimentos metodológicos adequados, os quais seriam: observação, experimentação, solução de problemas, unidades de trabalho, discussões, leituras e método científico propriamente dito.
O ensino de ciências pode ajudar consideravelmente nesse processo de articulação, explorando as informações científicas presentes no cotidiano do aluno e, ou, divulgadas pelos meios de comunicação através de uma análise crítica e reflexiva, oferecendo aos alunos a oportunidade da construção de uma postura de ...
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.
a) Ensinar Ciências é conhecer o mundo De acordo com os PCN (BRASIL, 1997), a Ciência deve ser entendida como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo.
Ensinar ciências deve partir do conhecimento cotidiano. A ciência está no dia a dia da criança de qualquer classe social., porque está na cultura, na tecnologia, no modo de pensar. Quando se parte do cotidiano conhecido, o aluno se sente motivado a aprender o conteúdo científico.
Resposta. A ciência serve para entender o mundo como funciona. Seu limite chega quando chega em questões filosóficas, como por exemplo, o cientista chinês que modificou 2 embriões, esta modificação passou do limite e quebrou regra da filosofia.
A ciência é infinda, mas limitada. Alguns limites são internos: as regras, leis, princípios, teoremas, etc., que a própria ciência produz. Outros, impostos pelas técnicas e instrumentos de medida, são provisórios. ... Os verdadeiros limites da ciência são, porém, de natureza ética, política, económica e financeira.
Ou seja, o limite do conhecimento está naquilo que se pode conhecer no sensível e o espaço e tempo possibilita este conhecimento.
Todo o conhecimento é ao mesmo tempo local e total — sendo bastante recomendável pensar globalmente para agir localmente. Também se observa uma maior personalização do trabalho científico onde a dimensão subjetiva ganha prioridade em detrimento à objetividade, bem ao contrário do que tem exigido o modelo dominante.
O que é ciência e o que não é ciência. É o saber produzido através do raciocínio lógico aliado à experimentação prática, caracterizando-se por um conjunto de paradigmas para a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos.
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.