O sabre é uma arma mais flexível, o que torna o jogo muito mais rápido e movimentado. O contato válido é da cintura para cima - incluindo os braços - e golpes não só com a ponta, mas também com o lado da lamina, são válidos. A espada é uma arma um pouco mais pesada e mais dura do que as demais e seu jogo, o mais lento.
florete
Marchar: movimento para o atleta avançar. Romper: movimento para o atleta recuar. Afundo: ataque do atleta sobre o adversário, com o alongamento do braço e a movimentação da perna à frente. Flecha: ataque veloz para pegar o adversário de surpresa.
Significado de Florete substantivo masculino Espada fina, comprida, muito leve, sem gume, e própria para a esgrima: assalto de florete.
Significado de Torso substantivo masculino Conjunto constituído pelas espáduas, pelo tórax e pela parte superior do abdome; tronco. [Artes] Escultura que representa o corpo humano sem cabeça nem membros.
As palavras torço e torso existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Torço é a forma do verbo torcer conjugado na 1.
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete. Confira as principais características de cada uma: Sabre: é uma arma leve e rápida. Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina.
Existem indícios de que a esgrima era praticada há milhares de anos, tanto no Egito como na Grécia. Em muitos países, antes de se tornar esporte, era uma forma de combate muito comum. Os gladiadores, por exemplo, a usavam em combates, mas também como entretenimento para o povo.
Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na espada que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.
Ganha quem atingir o escore de 15 toques primeiro, ou acabar na frente no escore ao final do tempo. As disputas podem ser individuais ou por equipes. A Espada, como no Florete, também é uma arma de estocada, modificando a superfície onde vale ponto.
A esgrima é praticada com três tipos de arma: o florete, a espada e o sabre. Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte.
A esgrima é considerada como o esporte mais antigo do Ocidente. Acredita-se que é na pré-história, quando o homem se utilizava de armas para ataque e defesa de animais, que é encontrada a origem da esgrima. ... Foi na França do século XVII que surgiram as primeiras escolas de esgrima.
A esgrima começou no Brasil durante o período imperial devido ao interesse de Dom Pedro II na modalidade. Em 1858, é estabelecida a esgrima regimentalmente para os cursos de Infantaria e Cavalaria da Escola Militar de Realengo e ocorre a fundação de uma escola de esgrima no Batalhão de Caçadores de São Paulo.
Em 1896, a modalidade chegou aos Jogos Olímpicos, com competições de florete e sabre.
A relação da esgrima com a sociedade dá-se ao fato de que naquela época, para ser guerreiro de elite e ter acesso ao treinamento e às armas, alguns povos tinham como pré requisito que o candidato pertencesse às castas superiores da sociedade.
FLORETE - FOIL
A ponta da arma tem um sensor. E ele faz uma lâmpada acender a cada golpe certeiro. O número de vezes que a luz ligou fica registrado.
O objetivo nesta arma é efetuar o toque sem ser tocado. Como não há prioridade, todos os pontos são computados, e portanto pode ocorrer toque duplo, ou seja ponto ao mesmo tempo para os dois atletas. A Espada Masculina participa das Olimpíadas desde Paris 1900, mas só se tornou elétrica em Berlim 1936.
Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma. ... No florete e no sabre, existe o chamado “direito de passagem” ou “frase d'arma”. Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo.