Os Deuses do Olimpo, também chamado de Deuses Olímpicos, são os 12 deuses que formam o panteão grego. Todos viviam no topo do Monte Olimpo e por isso, recebem esse nome. São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio.
Vulcano
Armas e Poderes dos Deuses
Os deuses da mitologia grega assumiam forma humana, e eram capazes de ter sentimentos como tais: amor, ódio, inveja, ciúmes, medo e ira. A paixão entre deuses e humanos era muito comum, inclusive, com a geração de filho. Ao contrário destes, os deuses eram imortais.
A rapidez, a energia, a força e a liderança são as principais habilidades de Zeus, o qual é sempre descrito como um homem visualmente forte, com barba branca e segurando um raio, já que também é considerado soberano dos céus.
Zeus era o deus principal da Mitologia Grega, sendo considerado o deus dos deuses, tendo laços de paternidade e irmandade com vários dos outros deuses gregos. Ele chegou a possuir vários filhos com mortais humanas, gerando filhos como Hércules, Perseu, entre outros semideuses.
Existem vários exemplos dessa mescla de valores, mas o mais conhecido é a associação dos deuses gregos aos deuses romanos. Zeus, o principal deus grego foi associado a Júpiter; Ares, deus da guerra dos gregos foi associado a Marte, o deus romano da guerra.
Nêmesis (mitologia)
Cratos é a personificação da força e do poder. Ele e seus irmãos são as forças aladas de Zeus.
Certa vez, enquanto dormia, o senhor do Olimpo foi acorrentado e teve suas armas roubadas por Poseidon, Hera e Apolo – respectivamente, seu irmão mais velho, esposa e filho. No final, porém, Zeus sempre levava a melhor. E ainda punia os conspiradores.
A Hidra tinha nove cabeças que se regeneravam mal eram cortadas e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Héracles matou-a cortando suas cabeças enquanto seu sobrinho Iolau queimava as feridas com um tição em brasa. Por fim, o herói banhou sua clava com o sangue da serpente para que ficasse envenenada.
Hércules ou Héracles foi o herói mais célebre da cultura greco-romana, era filho bastardo de Zeus com Alcmena, filha do rei de Argos, ele foi odiado desde o nascimento por Hera, esposa de Zeus, uma vez que ele era fruto da infidelidade de Zeus. Quando bebê Hércules estrangulou duas víboras postas em seu berço.
Para os gregos antigos, as almas tinham um destino certo após a morte: o mundo subterrâneo, conhecido pelo mesmo nome de seu governante, Hades.