Tudo bem? Os peroxissomos são parecidos com os lisossomos, acontece que eles englobam algumas proteínas vindas do complexo de Golgi e enzimas de ribossomos livres no citoplasma que estão associadas ao seu funcionamento. Esta organela se forma por auto-replicação, diferente das mitocôndrias, pois não têm DNA próprio.
Os peroxissomos são organelas citoplasmáticas de dupla membrana típicas de células vegetais, com formato de vesículas esféricas, responsáveis pelo armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, mais conhecida por água oxigenada (H2O2), substâncias tóxicas para a célula, fonte de radicais livres.
Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Os ribossomos encontrados no citoplasma são os responsáveis pela síntese de proteínas, que é feita através da união de aminoácidos. Esse processo é controlado pelo RNAm (RNA mensageiro) que é produzido no núcleo celular e é comandado pelo DNA.