A ventilação mecânica faz com que o oxigênio chegue até os pulmões, facilitando a respiração de pessoas que estão enfrentando dificuldades ou que perderam completamente essa capacidade. A máquina sopra ar rico em oxigênio para dentro dos pulmões do paciente a partir de um tubo.
* A respiração de um filhote saudável é ritmada e tranquila. Observe se não é profunda demais (demora para o abdome subir, demora para descer) ou muito rápida, quase ofegante. * Filhotes sonham e podem ter pequenos “pinotes" enquanto dormem, é normal.
O cachorro tremendo enquanto dorme pode ser uma atitude mais do que normal. Na verdade, ela é até simplória, pois o cão pode estar em um sono tão profundo que seus músculos e nervos começam a trabalhar de forma automática. No entanto, é preciso entender um pouco mais sobre isso para não se preocupar e nem se confundir.
Verifique se o animal está consciente e mantenha o ambiente calmo. É essencial ter algum tipo de suporte (prancha, madeira, etc) ou apoio para facilitar o transporte. Amarrar uma corda ou cinto que passe sobre as regiões de ombro e coxa, deixando livre região torácica e abdominal, é uma boa forma de prendê-lo.
Com a ajuda de outra pessoa, segure o pescoço do animal para que ele não morda. Pegue uma corda, barbante ou cadarço, enrole o focinho dele e amarre atrás da cabeça. Arraste cuidadosamente uma tábua para debaixo do animal e empurre-o devagar para cima dela, evitando manipulá-lo demais.
Normalmente as contusões nas patas dos cães não são graves e o local melhora sozinho após algum tempo. Porém, é sempre aconselhável continuar observando o comportamento deles. Quando o pet continua dando sinais de dor ou não conseguindo apoiar o peso na pata machucada, leve-o ao veterinário o quanto antes.