São animais que possuem três corações. Dois dedicados ao bombeamento de sangue para as brânquias, enquanto o outro cuida do resto do corpo.
Embora a reputação delas geralmente as diferencie, as baratas têm muito em comum com outros insetos. Seus corpos possuem três regiões principais: a cabeça, o tórax e o abdômen. Elas possuem três pares de pernas articuladas, um par de antenas e um exoesqueleto (em inglês) rígido.
O cérebro da barata não fica só na cabeça, mas ao longo de seu corpo. Assim, se a barata tiver sua cabeça cortada, ela sobrevive por uma semana e, então, morre de sede.
O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples). Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas.
As baratas carregam consigo bactérias e germes que podem causar doenças como infecção do trato urinário, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e problemas digestivos. Apesar de raro, baratas podem mordiscar as unhas, dedos dos pés e outras partes da pele, causando feridas.
As baratas têm dois pares de asas: o primeiro par é chamado de tegmite e, quando está em repouso, a asa esquerda repousa sobre a direita. Porém, a maioria não as usam para voar. Em geral, abrem as asas quando estão assustadas e, como o intuito de fugir, voam.
A barata de cozinha raramente se distancia mais de 2 metros de seu abrigo, enquanto a de esgoto pode andar dezenas.
7) Por que as baratas voadoras voam na nossa cara? R: As baratas quando entram em nossa casa veem atraídas pela luz, elas entram e ficam desnorteadas com a luz e dá a impressão que elas estão vindo em nossa direção, na verdade, o que acontece é só isso.
7 práticas que atraem baratas e outras pragas
A presença de baratas em casa ou em qualquer ambiente, até mesmo de trabalho, pode sim ser associada ao acúmulo de sujeira e falta de limpeza, principalmente em relação à louça e ao lixo parados por muito tempo na cozinha ou no banheiro. ... A barata é capazes de captar essas energias e assim é atraída até o local.
Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes. Eliminar eventuais esconderijos de baratas, vedando frestas e outros espaços pequenos e úmidos, diminui consideravelmente a probabilidade delas surgirem. Evitar acumular detritos e restos de alimentos sobre a pia, o lava-louça e o chão da cozinha.
- Espertas: você já percebeu que, na maioria das vezes, as baratas aparecem à noite? Não é coincidência. As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando!
Na maioria das vezes, elas são atraídas por restos de comida, principalmente gordura; ou seja, evite deixar acúmulo de louça suja, conserve o chão limpo e o fogão em ordem, sem panelas usadas. Essas medidas devem ajudar a deixar as baratas longe de sua casa.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água. ... Elas conseguem ficar dias sem comer ou beber água. Além disso, esses insetos não são exigentes em relação à sua dieta.
A resposta está no que as matou. Na natureza o normal é que os insetos sejam vítimas de outro predadores, se afoguem ou morram de alguma enfermidade. ... Uma vez nesta posição, o piso liso e a falta de coordenação motora provocada pelo veneno resultam no inseto preso nessa posição até a morte certa.
- Porque quando a barata morre ela está virada de cabeça para baixo? As aberturas dos órgãos respiratórios da barata se encontram na parte ventral do abdômen. Ela vira-se de barriga para cima na tentativa de respirar melhor e se recuperar da ação do veneno.
Uma barata pode viver sem a cabeça por semanas e só vai morrer por conta da fome. Naturalmente elas já aguentam muito tempo sem ingerir qualquer tipo de alimento ou água, e a respiração delas é feita através de espiráculos ao longo do corpo, então a falta da cabeça não influencia tanto.
QUANTO TEMPO VIVEM? Isso depende da espécie. A mais comum nas cidades, a chamada barata “de esgoto” (Periplaneta americana), pode atazanar nossas vidas por até três anos! Outra espécie que às vezes dá as caras nos centros urbanos, a “francesinha” ou “alemãzinha” (Blatella germanica), dura pouco mais de um ano.
Para o entomologista José Henrique Guimarães, da Universidade de São Paulo, as baratas morrem de barriga para cima por um simples fato: geralmente os insetos andam em paredes e superfícies verticais, e quando sentem os efeitos do veneno, caem dessas superfícies.
Como funciona um inseticida? O inseticida age atacando os neurotransmissores dos insetos, fazendo com que em contato com o produto o sistema neurológico pare de funcionar e o inseto morra.
Assim, nesses casos é importante tomar atitudes imediatas para prevenir complicações, sendo recomendado:
Quais são os sintomas de intoxicação por inseticida?
Diluir 20 mL de Barrage® em 20 litros de água a serem utilizados, misturando bem. Banhar toda a superfície do animal, especialmente as regiões mais sujeitas às infestações por moscas ou carrapatos, tais como: orelhas, barbela, entre membros, virilhas e inserção da cauda.
Em pulverização: Diluir 20 mL de Barrage® em 20 litros de água a serem utilizados, misturando bem. Banhar toda a superfície do animal, especialmente as regiões mais sujeitas às infestações por moscas ou carrapatos, tais como: orelhas, barbela, entre membros, virilhas e inserção da cauda.
O veneno para baratas Mortein, da Rodox, sem dúvidas é uma das opções mais populares do país, já que ele é considerado um dos mais eficientes. Ideal para se livrar rapidamente de todo tipo de barata, desde as pequenas até as temidas baratas de esgoto, que podem transmitir muitas doenças ao ser humano.
Confira 09 formas de se livrar das baratas no armário de cozinha