Após refletir sobre todo o útero o peritônio reflete no reto. O ligamento largo do útero divide a cavidade em dois compartimentos, um anterior e outro posterior. O anterior fica entre a bexiga e o útero, denominado escavação vésico uterina.
A doença inflamatória pélvica (DIP) pode levar a acúmulo de líquido livre na pelve, e ela se manifesta principalmente por dor pélvica, secreção vaginal anormal, dor na relação sexua podendo também ocorrer febre, vômitos e sangramento na relação sexual. Um exame ginecológico fecha o diagnósticoF de DIP.
A pelve é a parte mais baixa da barriga (abdômen). Os órgãos em sua pélvis incluem o seu intestino, bexiga, útero e os ovários. A dor pélvica, normalmente, se refere a dor que começa a partir de um destes órgãos.
As massas pélvicas podem se originar de órgãos ginecológicos (colo, útero ou anexos uterinos) ou de outros órgãos pélvicos (intestino, bexiga, ureteres, músculo esquelético ou osso). O tipo de massa tende a variar de acordo com a faixa etária.
Em ginecologia, o termo massa anexial (MA) refere-se a alguma estrutura conectada ao útero, ou seja, os ovários, as tubas uterinas, os ligamentos redondos e os resquícios embrionários dos ductos de Wolf.
Evite café, frituras, carnes vermelhas e alimentos processados. Além de se alimentar com os alimentos recomendados acima, também é necessário fazer uma reeducação alimentar, cortando (ou ao menos diminuindo) o consumo de alimentos que agravam o quadro de endometriose.
O uso do DIU (dispositivo intrauterino) hormonal Mirena como opção de tratamento para endometriose proporciona uma dose diária de cerca de 20mcg de progesterona, a levonorgestrel. As pílulas anticoncepcionais com levonorgestrel contêm uma dose diária de 90mcg a 150mcg.
Verdade. Quando contínuo, o uso de pílula anticoncepcional pode encobrir a existência da endometriose. Afinal, anticoncepcionais muitas vezes são indicados como tratamento e controle dos sintomas.
Infelizmente a portadora de endometriose não possui direito à aposentadoria por invalidez, uma vez que o entendimento do INSS é que a endometriose não torna inválida a portadora de endometriose por existir a possibilidade de cirurgia, que quando bem realizada por equipe multidisciplinar, torna a doença mais amena, ...
Não existe relação entre endometriose e aumento de peso, mas, de acordo com Arlindo Brun, ginecologista e obstetra da clínica Acesso Saúde e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, a presença de células do endométrio no abdômen pode resultar em inchaço, o que pode dar a impressão de que a mulher ...
-Consumir diariamente alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais (arroz, massas, pães), cereais integrais (aveia, centeio, cevada), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja ou grão-de-bico), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã);
A endometriose provoca inchaço abdominal e retenção de líquidos, porque acaba provocando uma inflamação nos órgãos em que se encontra, como ovários, bexiga, intestino ou peritôneo.
Embora seja possível engravidar com endometriose, a doença, sem tratamento, ainda é uma das principais causas da infertilidade feminina. Cerca de 15% a 45% das pacientes com endometriose, de fato, têm dificuldade de engravidar.
A endometriose de parede abdominal compreende 0,03 a 3,5% dos casos de endometriose, em sua maioria após a secção cesariana2, que é o fator de risco mais evidente dessa enfermidade devido à inoculação de células endometriais a partir da histerotomia, na incisão cirúrgica abdominal1,2.