Filo do Reino Animal constituído por animais invertebrados triblásticos, celomados, de corpo cilíndrico, possuindo simetria bilateral e metamerização interna e externa do corpo, formado por vários anéis. Seus representantes, com ampla distribuição, habitam ambientes aquáticos ou terrestres.
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme.
Molusco é um dos filos do reino animal. São animais invertebrados de corpo mole. Podem ser protegidos por uma conha de calcário ou não. Seu nome vem do latim Mollusca, que significa corpo mole.
Resposta. Resposta: As sanguessugas pertencem à classe dos hirudíneos. Porque apresentam o corpo dividido em segmentos.
Os anelídeos são animais que apresentam digestão extracelular, possuindo um sistema digestório completo, ou seja, um sistema digestório que apresenta boca e ânus. Nas minhocas, o sistema digestório inclui uma faringe que atua sugando o alimento para boca. ... Algumas sanguessugas são parasitas.
As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra. ...
Reprodução - apesar de possuírem os dois sexos, as minhocas não se auto-fecundam. É necessário o acasalamento com outra minhoca, o que pode ocorrer o ano todo. Fecundados e no interior de um casulo, os óvulos são expelidos na terra. Em cerca de 21 dias eles eclodem, e cada um origina algumas minhoquinhas.
As minhocas são seres hermafroditas simultâneos, pois cada indivíduo tem testículos e ovários ao mesmo tempo, no entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermatozoides, o que é chamado de fecundação cruzada.
Encha sacos de aniagem com esterco curtido e úmido, estendendo-os so bre o canteiro para atrair as minhocas. Após capturar a maior parte delas, transfira-as para um outro canteiro já preparado com esterco.
O sistema respiratório das minhocas terrestres é pouco aperfeiçoado: o sangue do anelídeo ao percorrer por uma rede de finos capilares na superfície de seu corpo recebe o oxigênio e elimina o gás carbônico. ... A respiração da minhoca é cutânea, ou seja, as trocas gasosas ocorrem através da pele ao longo de todo seu corpo.
Sistema respiratório dos anelídeos: As minhocas, sanguessugas e algumas espécies de poliquetas não possuem estruturas especializadas na respiração, por isso, trocam gases através da superfície corpórea. Outras espécies de poliquetas podem possuir brânquias para realizar a respiração no ambiente aquático.
Como não transporta oxigénio, o "sangue" dos gafanhotos é verde. A respiração é levada a cabo através de traqueias, isto é, tubos cheios de ar que abrem nas superfícies do tórax e abdómen através de pares de espiráculos.
Pulmão de anfíbio. - Os pulmões dos répteis têm um bom número de dobras, e são chamados de pulmões parenquimatosos. Tais animais utilizam os músculos do tórax e abdome para ajudar na respiração.
Os pulmões são órgãos que fazem parte do sistema respiratório e exercem um importante papel no processo de trocas gasosas. Cada pessoa apresenta dois pulmões, que estão localizados na caixa torácica à direita e à esquerda do mediastino (espaço existente entre os dois pulmões).