Os principais componentes do vinagre são a água, o álcool e o ácido acético, o que confere aquele cheiro e sabor amargo.
O ácido acético, CH3COOH, cujo nome oficial é ácido etanoico, é um composto muito comum no nosso dia a dia, já que é o principal constituinte do vinagre.
Vinagre branco e detergente
Essa solução é muito eficiente para eliminar a gordura acumulada em panelas, pratos e também pode ser usada para limpar os azulejos.
Confundi-lo com sabão Vinagre é recomendado para a limpeza de diversos itens, mas ele não pode ser confundido com sabão. Agentes de limpeza alcalinos (mais básicos do que ácidos), como o detergente, foram feitos para limpar oleosidade, enquanto o vinagre terá pequeno ou nenhum efeito sobre ela.
Apesar dessa combinação soar como um poderoso desinfetante, saiba que os dois produtos não devem ser misturados. A água sanitária (hipoclorito de sódio) e o vinagre (álcool acético), juntos, produzem uma espécie de gás de cloro que pode provocar ardência nos olhos, causar tosse e até problemas respiratórios.
Limpe o vidro com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Passe esta solução com o lado macio da esponja, enxague e seque. Para facilitar essa etapa veja as dicas e truques do tópico abaixo; Aplique o limpa vidros e seque para finalizar.
Vinagre, bicarbonato e detergente neutro