As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.
Parlendas são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral popular.
substantivo feminino Composição curta própria para ser cantada: cantiga de ninar. [Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.
2. Cantiga. Vem do latim cantica, para canto, melodia.
Cantigas é o plural de cantiga.
Nesse sentido, as cantigas populares são canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos.
Os estilos variam com a região e a época, mas, entre eles, estão o lundu de origem africana, o cateretê de origem indígena, a modinha de origem portuguesa, o choro, o maxixe, o samba, a umbigada, a congada, a Folia de Reis, o repente, a cantiga de roda, o maracatu, o forró, a música sertaneja e a caipira, a moda de ...
Cancioneiro é qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, o registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.