PSI - Jornal - Edição 171 - 50 ANOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL. Regulamentada em 1962 (pela Lei 4.
Em 27 de agosto de 1962, o então presidente da República, João Goulart, sancionou a Lei 4.
A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha. ... Stanley Hall trouxe pedagogia científica para os Estados Unidos da Alemanha no início da década de 1880.
Resposta. Ela surgiu no final do século XIX, na Alemanha e Wilhelm Wundt é considerado em grande parte o fundador, devido ter ele criado o primeiro laboratório de psicologia no ano de 1879, na Universidade de Leipzig, na Alemanha.
10° - Os psicólogos pesquisadores são responsáveis pelo uso que fazem de instrumentos de avaliação psicológica, devendo avaliar criteriosamente as informações disponíveis nos manuais dos instrumentos e na literatura especializada da área.
A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
A Psicologia Social está no limite entre a Psicologia e a Sociologia. Isso porque ela busca estudar o comportamento humano no contexto social em que as pessoas estão inseridas.
Assim como a AI, a Psicologia Sócio-Histórica começou a se desenvolver no Brasil no final da década de 1970, impulsionada pelo movimento de contraposição às práticas psicológicas hegemônicas daquele período.
Resposta. Resposta: A ditadura militar e o movimento de reação a ela, bem como o golpe militar de 1964.
Qual é a perspectiva adotada pela psicologia social brasileira? ... d) Trata-se da perspectiva eminentemente democrática e política, que resulta na teoria da psicologia social sul-americana, que é universal em todos os países da América do Sul.
Dedica-se ao estudo das leis gerais do comportamento social humano. ... A influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente aos estímulos sociais". Resumidamente, alguns dos principais precursores da Psicologia Social são: Gustave Le Bom, Sigmund Freud e Aroldo Rodrigues.
Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil.
Kurt Lewin
As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista. ... Para Rodrigues, Assmar e Jablonski (2003), cada uma das seis bases de poder referidas constituem um potencial para a influência social.
Bases de poder foram, então, definidas como insumos que geravam dependências da outra parte”. Para o estudo utilizaram-se quatro bases de poder de Siqueira (2004) (in Martins, 2008), são elas: Legítimo, Perícia, Coerção e da Recompensa.
· Etzioni (apud Corrêa, 1977) apresenta três tipos de poder: o poder coercivo, o poder remunerativo e o poder normativo. · Murray Sidman (2001) apresenta dois tipos de controle (influência): a coerção e o controle não coercitivo.
Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. ... Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo.
Poder por competência É quando o líder demonstra que possui conhecimentos e habilidades adequados ao cargo que ocupa, além de atitudes dignas e assertivas.