O processo de fabricação de peças forjadas passa pela compressão mecânica em alta temperatura, gerando um encruamento do grãos do metal, garantindo maior resistência mecânica à peça. Depois de fabricadas, as peças são submetidas a elevados esforços de pressão e temperatura, conseguindo suportar altas cargas aplicadas.
O virabrequim é um item muito importante, sendo geralmente feito de aço fundido, mas em caso de motores de alta performance e competição, ele é feito com aço forjado, o que amplia sua resistência às cargas produzidas pelos pistões e enviadas pelas bielas.
“Ferro fundido é a liga ferro-carbono-silício, de teores de carbono geralmente acima de 2,0%, em quantidade superior à que é retida em solução sólida na austenita, de modo a resultar carbono parcialmente livre, na forma de veios ou lamelas de grafita”.
A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C). ... Ambos os materiais, o ferro e o aço, podem ser produzidos em uma indústria siderúrgica. Para a produção do aço é utilizado o minério de ferro (que não é o ferro puro).
Diferenças entre aço e ferro O ferro, elemento químico abundante, é extraído da natureza a partir do minério de ferro. ... O aço inoxidável, por sua vez, não é um elemento químico, mas uma liga metálica formada basicamente por ferro e cromo, além de outros elementos como níquel e molibdênio.
Também chamados de tubos zincados, os tubos de aço galvanizados são tubos de aço que ganham uma proteção extra contra a corrosão por umidade do ar e água. O processo de galvanização é caracterizado pela aplicação de uma camada de proteção de um material anti corrosivo no metal, sendo o mais comum o zinco.
Um tubo galvanizado é um equipamento muito utilizado no mercado e que tem como finalidade principal proteger diversos tipos de condutores, como fios e cabos que passam eletricidade ou outros fluidos, como água e elementos químicos.
A duração dos produtos galvanizados é diretamente proporcional à espessura do revestimento de zinco e inversamente à agressão do meio ambiente. Costuma atingir 10 anos em atmosferas industriais, 20 na orla marítima e mais de 25 anos em áreas rurais.
Também chamado de galvanoplastia de zinco, esse método consiste no processo de fabricação por meio de choque eletrostático. Ou seja, os íons de zinco são ligados a um polo positivo de um circuito elétrico e levados a revestir um tubo ligado em um polo negativo.
Acrescente sal a colheradas, até ele não se dissolver mais no vinagre. Nesse momento, haverá sal no fundo do pote com vinagre. Corte o fio no meio e, depois, corte o suficiente da proteção de borracha para prender os metais. Prenda os fios no metal a ser galvanizado e no pedaço de cobre, enrolando o fio neles.
CONHEÇA O PASSO-A-PASSO DO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO