O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.
O termo ˆisoecoicoˆ é utilizado para descrever nódulos na mama que possuem a mesma ecogenicidade que a gordura subcutânea. Esse termo, isoladamente, não é útil para dizer se um nódulo é, ou não, suspeito.
Isoecogênico: massa sólida com mesma densidade que o osso e que, normalmente, tem forma circular; Hiperecogênico: massa com maior densidade que o osso, podendo indicar um nódulo tireoidiano com calcificação.
Nódulo hiperecogênico: aquele que, à ultrassonografia, é mais claro que o parênquima da tireoide que o circunda (em geral, sólido, podendo conter calcificações); Nódulo isoecogênico: consiste em uma massa sólida, composta por células, que apresentam a mesma característica que o parênquima da glândula.
É um nódulo visualizado à ultrassonografia que apresenta imagem muito semelhante ao próprio tecido mamário. Deve ser avaliado com cautela por seu mastoloigsta.
O que é nodulo ovoide isoecoico? Nódulo de mama que não define apenas com essa informação o apesto benigno ou maligno. É necessário que seja feita uma análise completa do exame é um exame físico para a definição.
Os nódulos mamários podem aparecer em qualquer fase da vida. “O fibroadenoma, que é o tumor benigno mais frequente, é mais comum em mulheres jovens com idades entre 20 e 50 anos. Eles tendem a aumentar de volume quando a mulher engravida e a regredir na menopausa”, explica Arn.
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
Trata-se de um “tipo de punção na qual uma agulha fina é introduzida na mama, sob anestesia local, e feita através da visualização pelo ultrassom. Assim, o médico identifica o nódulo no ultrassom e então realiza o procedimento”, explica o médico.
A punção mamária é um procedimento médico que consiste na aspiração do conteúdo do nódulo mamário através do posicionamento de uma agulha em seu interior. Seu principal objetivo é extrair uma amostra do tecido para verificação de suas características.
“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 181516 e RQE 14551).
É uma técnica que usa uma agulha fina para aspirar células de nódulos ou lesões em diversos órgãos e tecidos, dispensando anestesia ou qualquer preparo prévio na maioria dos casos. Às vezes, só anestesia local é necessária. Este exame é muito bem tolerado, rápido, pouco invasivo, com o mínimo de dor.
Quando deve-se fazer uma PAAF de Tireoide? A paaf deve ser feita sempre que houver a suspeita de que um nódulo de tireoide seja um câncer! A grande maioria dos nódulos de tireóide são benignos (>90%)! Ou seja, a maioria dos pacientes NÃO devem fazer uma punção em um nódulo da tireoide!
Quanto tempo demora o exame? Habitualmente, a biópsia da tiróide demora entre 20 a 30 minutos para recolher as amostras.
O preço deste exame varia entre 700 à 1500 reais, mas pode ser feito pelo SUS ou pelo plano de saúde particular, em alguns locais, quando o exame precisa ser repetido em 3 meses não é necessário novo pagamento, mas é importante confirmar essa informação antes de realizar o exame.
E um processo demorado? A duração do procedimento vai depender do profissional, mas pode-se dizer que uma punção de tireoide guiada por ultrassom dure entre 20 e 30 minutos.