Quais So Os Impactos Das Redes Sociais?

Quais so os impactos das redes sociais

Bom, primeiro precisamos caracterizar o que são redes sociais: As redes são estruturas que conectam pessoas a partir de interesses em comum e que propiciam um ambiente de compartilhamento de informações.

Comentários:

A história da internet nos fornece amplas evidências de que os utilizadores, particularmente os primeiros milhares, foram em grande medida, os produtores dessa tecnologia. (CASTELLS, 2005, p. 17).

E se alguém acha que não é influenciado pelo que está nessas mídias, se engana. As mudanças vindas desse meio afetam diretamente o cotidiano, a forma de agir e também a de pensar das pessoas. 

Canaltech - Notícias de Tecnologia, Ciência e Entretenimento

6. Promoção de negócios e empreendedorismo: para empresas e empreendedores, as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para marketing, publicidade e construção de marca. Elas oferecem uma plataforma acessível para alcançar um público global, interagir com clientes em potencial e divulgar o portfólio profissional.

É notório que os meios de comunicação deram uma contribuição enorme para o desenvolvimento do ser humano, isso devido ao alcance significativo que têm. Com a chegada da internet, a comunicação deixou de ser um elemento social importante e passou a ser algo essencial.

Tags:

A política também vem utilizando as redes sociais. Isso aconteceu por causa do sucesso obtido por Barack Obama durante sua campanha de 2008 nas eleições americanas que utilizou diversos tipos de mídias sociais, tais como o Facebook, Flickr, YouTube, Twitter, MySpace, dentre outras. O presidente dos EUA divulgava seus pensamentos durante toda sua trajetória como candidato.

As redes sociais e a internet como um todo são ótimas ferramentas para a educação na era digital. Mas será que elas podem atrapalhar o ensino? Alguns caminhos apontam que, sem o devido cuidado, elas podem sim causar problemas no aprendizado, porém, é possível contornar.

Se você não tiver cuidado, o que você publica na Net pode voltar a assombrá-lo. Revelar informações pessoais em sites sociais pode tornar os usuários vulneráveis ​​a crimes como roubo de identidade, perseguição, etc. Muitas empresas realizam uma verificação de antecedentes na Internet antes de contratar um empregado. Se um potencial funcionário publicou algo embaraçoso nas mídias sociais, isso pode afetar drasticamente suas chances de conseguir o emprego. O mesmo vale para nossos relacionamentos, assim como nossos entes queridos e amigos podem saber se publicamos algo indesejável nas redes sociais.

Confira mais conteúdos

Quando analisamos as redes sociais, percebemos que são arquiteturas sociais baseadas em sistemas digitais e tem como objetivo ligar vários tipos de pessoas e organizações que tendem a ter objetivos e valores semelhantes.

No Brasil em 2021 as redes sociais mais usadas segundo We Are Social e Hootsuite são: Youtube (96.4%), WhatsApp (91.7%), Facebook (89.8%), Instagram (86.3%), Facebook Messenger (68.5%), Twitter (51.6%), TikTok (47.9%), Pinterest (47.1%), LinkedIn (42.6%) e Telegram (29.4%).

Maneiras de utilizar as redes sociais de forma saudável

Nessa série de matérias, divididas em três partes, vamos fazer uma análise do surgimento, evolução e o status atual das redes sociais, bem como seu impacto na sociedade conectada em que vivemos.

Todo político que valha alguma coisa precisa se envolver no movimento das redes sociais. Isso ocorre porque os sites sociais têm desempenhado um papel importante em muitas eleições em todo o mundo, inclusive no Brasil. As redes sociais também serviram para reunir pessoas por uma causa e inspiraram movimentos de massas em vários países. Os últimos protestos políticos no Brasil foram resultado de interações nas redes sociais.

Um estudo conduzido pela Universidade de Copenhagen descobriu que muitas pessoas sofrem de “inveja do Facebook”, que causa ansiedade. A “inveja do Facebook” (que pode ser aplicada também a outras redes, como o Instagram) leva à percepção errônea de que a “grama do vizinho é sempre mais verde”, despertando sentimentos de inadequação e insatisfação com a própria vida. O hábito de se comparar com outras pessoas nas redes pode ser muito prejudicial à saúde mental.

Surgimento das redes sociais

Ainda que timidamente, essas novidades começaram a mudar a forma com que as pessoas se comunicam, permitindo, ainda, conhecer gente que não conheceríamos ao vivo por lá. Isso já marcou o início da transformação da nossa sociedade, com as pessoas cada vez mais buscando a internet como meio de entrar em contato com outras, se informar e se entreter.

Os ataques às empresas, aproveitando-se da ignorância na utilização das redes sociais por parte dos seus funcionários, são cada vez mais constantes. É muito comum o emprego de ferramentas de pesquisa nas redes sociais para procurar profissionais que possam revelar dados sobre as empresas nos seus perfis ou por meio da criação de novas amizades virtuais.

Essa estratégia se difundiu pelo mundo e hoje é praticamente impossível um candidato não utilizar as redes sociais para difundir seu plano de governo e atrair ainda mais possíveis eleitores.

Tendências no Recrutamento e Seleção para 2024

As redes sociais também têm seu lado negativo. As chamadas fake news são parte desse viés. De acordo com Aros e Gomes, as fake news podem ser definidas como “notícias inventadas e manipuladas com o intuito de viralizar na rede mundial de computadores, atraindo com um pretenso verniz jornalístico, a atenção do público e o resultado financeiro derivado dos cliques e visitas na página”. (2017, p. 513).

Os mais velhos também são afetados pelo uso contínuo de plataformas/aplicativos como Instagram e Facebook, mas não são tão impressionáveis quanto os jovens. 

O mais sério, porém, é que isso pode se agravar levando a transtornos como a ansiedade. É comum alunos ficarem tensos e ansiosos para voltarem logo aos dispositivos e conferirem uma resposta, resultado ou apenas checarem se algo novo apareceu na rede.

Qual o impacto da internet como um todo na vida das pessoas?

As relações interpessoais se tornam rápidas, e a praticidade proporcionada pela internet faz com que seja fácil localizar pessoas, de todos os tipos, para todas as necessidades, sem sequer sair de casa. É nesse contexto que observamos, então, o impacto da internet nas novas relações de trabalho.

Qual o impacto da internet na vida das pessoas?

Por exemplo, a mídia frequentemente relata que o uso intenso da Internet aumenta o risco de isolamento, alienação e afastamento da sociedade, mas a evidência disponível mostra que a Internet não isola as pessoas nem reduz sua sociabilidade; na verdade aumenta a sociabilidade, o engajamento cívico e a intensidade das ...

O que a internet influencia na vida das pessoas?

Nota-se que a internet é essencial para a interação, principalmente na atual situação de isolamento social, porém, além de manter uma pessoa conectada a outra permitindo a comunicação, podemos observar que por conta de relações muito fixas a ela, quem convive em uma mesma moradia, por exemplo, acaba gerando conflitos ...

Qual o impacto da tecnologia na vida das pessoas?

A tecnologia influencia tantos aspectos da vida cotidiana que chega até mesmo a alterar a forma como o ser humano se relaciona. ... Os benefícios que as novas tecnologias geram são inúmeros e se estendem a cada um dos setores sociais, desde a área empresarial até a da saúde.

Em que aspectos a tecnologia melhora e facilita a vida das pessoas?

A inovação tecnológica é fundamental para a evolução do ser humano, ela contribui profundamente em grande ponto a eficiência produção da sociedade e os níveis de vida, como sua gestão na economia. A internet além ser conhecida como uma forma de comunicação cultural, faz certamente enorme participação na atual geração.

Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação?

Estímulo à curiosidade e à interação Além de despertar a curiosidade, as tecnologias favorecem um maior interesse nas novas formas de aprender e de se comunicar. Quando a aula é diferente e interessante, há um vontade maior em participar e descobrir novas formas para sanar os problemas apresentados em sala de aula.

Como a tecnologia pode impactar o meio ambiente?

Atualmente, com o avanço tecnológico acelerado esse ciclo fica mais curto para os equipamentos de informática, o que pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico resultante do processo de produção e consumo, causando danos ao meio ambiente e ao ser humano, consequentemente.

Como a tecnologia pode impactar de maneira negativa?

O excesso de informação pode conspirar contra o aprendizado. A facilidade de comunicação pode trazer extensas participações, mas pode desvirtuar o objetivo do aprendizado. O uso da rede pode potencializar a vulnerabilidade a ataques ou perdas de informação.

Como a tecnologia afeta as nossas vidas?

A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também. O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas online, que esquecemos de manter o contato offline. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.

O que a tecnologia mudou na vida das pessoas resumo?

Resposta. Resposta: A tecnologia vem influenciando a nossa vida constantemente, mudando completamente todo o mundo. Ela vem proporcionando uma grande revolução na sociedade, melhorando o modo de vida e de pensar das pessoas.

Que consequências o excesso de uso da tecnologia pode trazer para realização do projeto de vida?

Resposta. Segundo especialistas, uso excessivo da tecnologia pode ter consequências que incluem distúrbio de sono, dores de cabeça, dificuldade de concentração, além de prejudicar os relacionamentos.

Como a tecnologia afeta a vida dos jovens?

“O abuso diário das mídias sociais e das tecnologias tem efeito negativo na saúde de todas as crianças, pré-adolescentes e adolescentes, que se tornam mais propensos a ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos, além de deixá-los mais suscetíveis a problemas de saúde no futuro”, afirma.

Como evitar os efeitos prejudiciais do uso das tecnologias na educação?

Primeiro, para evitar este tipo de problema, é necessário que as escolas discutam o problema. Que interajam com os pais, convidem especialistas para o debate e eduquem os alunos a usar a tecnologia. Com mudanças tão rápidas na sociedade, o ambiente escolar é o espaço mais adequado para estas.

Quais são os malefícios da tecnologia na educação?

Não atentar-se para esse malefício pode enfraquecer as habilidades do aluno de construir relações interpessoais e de socializar com os colegas. Além disso, o estudante pode desenvolver problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

Como a tecnologia pode contribuir para a educação?

Tecnologia e Educação A tecnologia é uma forma de aprimorar a qualidade da educação, pois proporciona novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias. Com o objetivo de formar educadores e ajudar a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.

O que a tecnologia pode prejudicar?

Estudos mostram que o uso excessivo das tecnologias pode antecipar o surgimento de “doenças mais comuns em adultos”. Crianças e adolescentes são acometidos por enfermidades como ansiedade, depressão, lesões por esforço repetitivo, síndrome do olho seco, dores na coluna…

Quais as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia?

O avanço na tecnologia ajudou no crescimento das empresas e na facilidade na vidas das pessoas. As VANTAGENS do avanço tecnológico são: - A fácil comunicação para negociação entre países. Com a internet é muito mais fácil e rápido negociar com empresas do exterior.