Como em qualquer língua, depende. Mas eu diria que é muito. Estudo o latim há cerca de sete anos e não me considero tão sabedor como meus amigos e família imaginam. No meu caso, em geral, leio textos em latim medieval sem transtornos, mas tropeço vez ou outra em clássicos, principalmente poesias.
É preciso saber ler, escrever, interpretar, e mais: é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação, para o êxito profissional além de ser é essencial para o aprendizado de outras disciplinas.
Isso normalmente se dá após 500 horas de instrução. Finalmente, após mais ou menos 800 horas de estudo formal e contato com o idioma, o aprendiz pode ser considerado “fluente”(C1), podendo compreender a língua e nela se expressar nas mais diversas situações comunicativas formais e informais.
Confira agora 9 dicas para aprender outro idioma sozinho:
É possível aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo se desenvolvermos essa habilidade, tivermos disciplina e formas corretas para estudar. O maior segredo é, primeiramente, aprender como o cérebro funciona, respeitar o seu tempo (cada um tem seu tempo, e esse irá determinar a qualidade do seu aprendizado).
Aqui está uma lista das 10 línguas mais faladas no mundo de acordo com dados da Ethnologue (2020).
Destas três línguas, a mais fácil foi, sem dúvida, o mandarim, pois muitos dos novos conceitos necessários para se aprender já estavam internalizados em mim, como inversão das ordens das palavras, ausência de feminino e masculino, ausência de plural e singular, presença de caracteres (kanji ou hanzi), se acostumar com ...
língua portuguesa