"Colocar o chá na geladeira pode até retardar, mas não evita a perda dos princípios ativos. Se for consumir o chá gelado, é bom submeter a planta a algum tipo de aquecimento antes. ... "Esta planta só deve ser usada por via tópica.
Deixe descansando na geladeira por 2 dias. Após esse período, é só consumir. Como forma de armazenamento, a sugestão é que deixe em recipiente de vidro, com tampa, lavado e esterilizado em água fervente, preferencialmente.
Independente do tipo de chá, para manter o sabor e aroma da erva, é necessário que o consumidor mantenha o produto em uma embalagem escura e hermeticamente lacrada, como uma lata. Deve-se evitar embalagens transparentes (para evitar a exposição à luz) ou de madeira (o odor da madeira pode influenciar o aroma da erva).
Depois de guardar as folhas no pote, coloque-as na gaveta inferior da geladeira. É muito importante que esses alimentos fiquem em um local não muito refrigerado, pois temperaturas baixas demais podem fazer com que as folhas ressequem e estraguem com mais rapidez.
Na hora de armazenar, use e abuse do papel toalha. Lembre-se de que quanto mais secas as folhas estiverem, maior será o tempo de conservação. A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida.
Para conservar as boas características das plantas desidratadas, é preciso armazená-las adequadamente. O local de armazenamento deve ser escuro, seco, apresentar temperatura amena, ser bem ventilado e livre de insetos, roedores, pássaros e animais domésticos.
Quer dizer, aguenta se você armazenar do jeito certo – do contrário, murcha e queima rapidinho, já que ervas frescas são bem sensíveis ao frio. O primeiro passo é lavar e secar tudo, e muito bem. Depois – pulo do gato – é só embrulhar as ervas em papel-toalha úmido antes de guardar no pote com tampa bem fechada.
Já as outras ervas como salsinha, alecrim e cebolinha é melhor armazenar em sacos plásticos com uma folga para que as folhas não amassem, deixando longe da parede da geladeira para não queimar com o ar frio. Tanto no vidro como no plástico eles se mantém na sua aparência fresca por até 1 semana na geladeira.
Utilizando o forno para a secagem Coloque as ervas dentro do forno cobertas com papel manteiga e a cada minuto observe a consistência das mesmas até ficarem quebradiças. Pode ser necessário mexer elas durante a secagem, utilize alguma colher grande para isso. Depois é só deixar esfriar e guardá-las em potes de vidro.
Primeiro você precisa completar o processo de desidratação normalmente, como já explicamos anteriormente. Lembrando que essa etapa leva em torno de 2 semanas em média. Com as suas folhas já desidratadas, passe sobre elas cuidadosamente, uma leve camada de cola de decoupagem. Espere secar e passe do outro lado da folha.
Ponha os maços em um local fresco e seco, onde elas não sejam perturbadas. Pendure-os no arame usando o fio, de forma que eles não fiquem tortos. As flores secarão na mesma direção que estão penduradas, tente garantir que todos os botões estejam virados para o chão. Aguarde de 2 a 4 semanas para uma completa secagem.