Realizará testes que avaliam não só o aspecto cognitivo, mas, o comportamento, o social e o afetivo também. Testes de personalidade e teoria da mente também são importantes. Dentre os testes de inteligência, o mais usado é o Wisc, mas também pode ser aplicado o Raven.
Isso nos leva ao seguinte conceito: “Portadores de altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica pensamento criativo ou produtivo, ...
Entre os tipos de altas habilidades/superdotação, apontam-se tra- dicionalmente: o tipo intelectual, que apresenta flexibilidade, inde- pendência, fluência de pensamento, produção intelectual, julgamen- to crítico e habilidade para resolver problemas; o tipo social, que revela capacidade de liderança, sensibilidade ...
A classificação oficial estabelece seis tipos de superdotação, a saber: intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e psicomotor.
Dicas rápidas aos professores de como identificar alunos superdotados
A identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar é uma necessidade para que este desenvolva suas habilidades e usufrua com qualidade do seu potencial. Esta identificação se faz necessária tendo em vista os equívocos a cerca deste público alvo da educação especial.
7 Dicas para lidar com alunos superdotados
Os testes de QI passam então a identificar habilidades específicas dentro de um contexto, e características como criatividade, aptidão artística e musical, liderança, entre outras, são também consideradas na identificação de sujeitos com altas habilidades ou superdotação.
A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ...
É comum que pessoas com altas habilidades superdotação sejam considerados como gênios e com alto desempenho intelectual, e no caso de alunos ,são aqueles vistos como os melhores da classe, que aprendem tudo precocemente, que tem ótimo rendimento escolar ,e etc.
Quando imaginamos ou caracterizamos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), na maioria das vezes nos referimos àqueles que apresentam um potencial superior e facilidade de aprendizagem, ou seja, um aluno que geralmente está acima das expectativas para a sua idade e escolarização.
Os alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) são considerados público alvo da Educação Especial, ou seja, com direito a ter um atendimento educacional especializado por se tratar de pessoas que podem necessitar de programas diferenciados de ensino e aprendizagem.
Normalmente os superdotados também possuem essas características:
- Para as atividades de Enriquecimento Curricular Será utilizado o material do MEC (FLEITH, 2007), que traz um Modelo de Enriquecimento Escolar proposto por Joseph Renzulli, com o objetivo de tornar a escola um lugar onde os talentos sejam identificados e desenvolvidos.
d ) Inatos - adquiridos. -CORRETA QUESTÃO 3 Quais atitudes do professor são destacadas na relação com o aluno com AH/SD? a ) Orientar e organizar.
Quais os tipos de atendimento que o AEE oferece? a ) Ensino do uso do Soroban, Técnicas de orientação e mobilidade, Ensino de artes marciais. b ) Ensino do Sistema Braille, Estratégias para autonomia no ambiente escolar, Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...
12.
CID10 - F81 - Transtornos Específicos do Desenvolvimento Das Habilidades Escolares.
Categoria residual mal definida de transtornos nos quais existe tanto uma alteração significativa do cálculo quanto da leitura ou da ortografia, não atribuíveis exclusivamente a retardo mental global ou à escolarização inadequada.
F84 - Transtornos globais do desenvolvimento