EQST

Quando Est Indicado A Cirurgia De Colecistectomia?

Quando está indicado a cirurgia de colecistectomia?

A cirurgia de retirada da vesícula biliar é indicada para pacientes com pedra na vesícula (colecistite) crônica ou aguda, cólica biliar e colecistite acalculosas.

Qual o risco de uma cirurgia de vesícula?

Os riscos da cirurgia de vesícula são mínimos, no entanto os mais graves são a lesão do ducto biliar, hemorragia ou a infecção que podem ocorrer em qualquer intervenção cirúrgica.

O que é colecistectomia laparoscópica?

A remoção da vesícula biliar (colecistectomia) é atualmente considerada a melhor opção de tratamento para as pessoas com cálculos biliares sintomáticos. Isto é feito geralmente através da colecistectomia laparoscópica, uma técnica cirúrgica feita por um pequeno orifício na barriga (“buraco da fechadura”).

O que acontece com uma pessoa que faz uma colecistectomia retirada da vesícula biliar?

Com a retirada da vesícula, a bile que é produzida no fígado, vai continuar sendo produzida, mas em vez de ficar armazenada na vesícula, vai logo para o intestino para eliminar a gordura dos alimentos e não a gordura do corpo.

Quem retira a vesícula pode comer de tudo?

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...

Quem não tem vesícula pode comer o quê?

O ideal é que ele coma grãos bem cozidos, carnes macias e pouco sal. Texturas líquidas e cremosas facilitam a digestão nessa fase, por isso, sopa, polenta e canja são muito bem-vindas e podem contribuir na recuperação, proporcionando maior conforto epigástrico ao indivíduo recém-operado.

Como fica a digestão depois da retirada da vesícula?

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

Quantos dias o INSS dá para cirurgia de vesícula?

A cirurgia realizada por videolaparoscopia, sem intercorrências, pode permitir o retorno ao trabalho sem esforço tão breve quanto 3-5 dias... na média o retorno ocorre entre 7-10 dias. Mas lembrando, tudo dependerá da cirurgia e da avaliação de sua recuperação pelo cirurgião.