Quando você sofre uma pancada e acerta a cabeça, diversos vasinhos se rompem e o sangue vaza. Caso a batida seja muito forte, uma bolsa de sangue coagulado se forma. Esse coágulo pode passar despercebido por muitos dias, até semanas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.
Principais sintomas
Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.
A trombose cerebral é um tipo de AVC que acontece quando um coágulo de sangue entope uma das artérias do cérebro, podendo levar à morte ou gerar sequelas graves como dificuldades na fala, cegueira ou paralisia.
Para isso, são usados os anticoagulantes. É possível também dissolver os coágulos com o uso de plasminogênio tecidual, administrado por via venosa. Porém, o procedimento requer monitoramento devido ao alto risco de hemorragias.
Thromoblytics é os agentes que podem dividir coágulos. A droga a mais de uso geral é com esta finalidade o tPA (activador plasminogen de tecido), que é administrado intravenosa. Em alguns casos, as medicamentações de dissolução do coágulo podem sendo injectado directamente no coágulo próprio que usa um cateter.
Embolia pulmonar Um coágulo em uma veia profunda, às vezes, pode se soltar e se tornar um êmbolo. O êmbolo pode viajar pela corrente sanguínea através do coração e chegar aos pulmões, onde se aloja em um vaso sanguíneo, bloqueando o fluxo de sangue que deveria chegar em uma parte do pulmão.
substantivo masculino A parte coalhada ou coagulada de um líquido. Massa semi-sólida que se forma no sangue, quando se coagula. (O coágulo é formado de filamentos de fibrina que retêm os glóbulos sanguíneos.).