O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.
Para tal, deve acessar o site: http://cnes.datasus.gov.br/. a. Verificar o nível de atenção, (básica ou especializada), do estabelecimento em que o farmacêutico está cadastrado.
Fale Conosco
Para inscrição no Conselho Regional de Farmácia é necessário baixar o requerimento denominado 1ª Inscrição, que encontra-se disponível na página do CRF/MS, para acessar vá em: Menu Principal > Download> requerimento pessoa física ou acesse o link.
- Protocolar pessoalmente ou enviar o formulário juntamente com a carteira marrom e a cédula profissional para o CRF/MG até o dia 31 de março de 2018; - Solicitar a isenção da anuidade pelo email [email protected]crfmg.org.br; - Aguardar o retorno do CRF/MG confirmando o cancelamento.
Como providenciar Baixa de Responsabilidade Técnica? Para solicitar a Baixa será necessário apresentar o Anexo II, disponível no link Anexos (formulários). Deverá ser preenchido com os dados da empresa, do responsável legal e do técnico que está saindo.
Se baixa da responsabilidade técnica (RT) / farmacêutico substituto (FS), permanecendo como farmacêutico, apresentar declaração assinada pelo representante legal, informando a data que o profissional deixou de prestar assistência farmacêutica como RT ou FS e que continuará trabalhando na empresa.
Para fazer o registro o farmacêutico deve acessar o site do CRF/MG, em Informações-Requerimentos e Modelos-Registro-Pessoaa Física em depois acessar a lista de documentos, onde encontrará o passo a passo para se inscrever.
Inscrição Definitiva - Oficial de Farmácia
Em destaque, esta Lei diz que somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País. Portanto, o profissional de Farmácia, para o exercício de sua profissão, é obrigado ao registro no CRF da respectiva jurisdição.
Caso solicite a Reativação de Inscrição Definitiva por ter sido cancelada pela Resolução 464/07, deverá APRESENTAR TAMBÉM a cédula de identidade profissional e carteira profissional marrom ou cópia do Boletim de Ocorrência..
RG, CPF, Título de Eleitor e Reservista: Original e cópia simples ou cópia autenticada.
Categoria farmacêutica tem direito a quatro faltas anuais para qualificação profissional. Farmacêutico/a que desejarem participar de cursos, palestras e outras atividades técnicas relacionadas com a sua atividade podem faltar até quatro dias de trabalho por ano sem desconto salarial.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP é uma autarquia federal criada pela Lei nº 3.
O sistema CFF/CRF tem como missão a valorização do profissional farmacêutico, visando a defesa da sociedade.
Quais as funções dos Conselhos Regionais de Farmácia?
O QUE O CRF-SP pode e O QUE NÃO PODE FAZER? Fiscalizar o exercício da profissão (obrigação legal); Exigir que os farmacêuticos atuem de forma ética (obrigação legal); ... Exigir que o farmacêutico cumpra a legislação sanitária e profissional, conforme previsto no código de ética.
O órgão responsável pela fiscalização dos produtos farmacêuticos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cabe a ele, inclusive, fiscalizar os pontos de venda de medicamentos, como farmácias e drogarias.
O fiscal é um farmacêutico concursado e nomeado, com poder de polícia e fé pública, responsável pela fiscalização das atividades farmacêuticas em empresas ou estabelecimentos que exploram atividades onde se faça necessária a atuação de farmacêutico.
A vigilância sanitária tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação do uso de medicamentos, conforme uma perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhorias da qualidade de vida da sociedade.
“Na rotina do farmacêutico da VISA o farmacêutico participa das seguintes ações: Cadastrar, licenciar e fiscalizar farmácias, distribuidoras, importadoras, fabricantes e transportadoras de medicamentos e insumos farmacêuticos; Controlar e fiscalizar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes, ...
De acordo com a Anvisa, uma vez que o medicamento já está nas prateleiras das farmácias e outros estabelecimentos, “cabe à farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência de eventos adversos relacionados ao uso”. Quanto à renovação do registro, cada categoria possui normas específicas aplicáveis.
Farmacêutico na vigilância sanitária Habilitado a fiscalizar diversos produtos e serviços, o farmacêutico tem participação estratégica nesse contexto. Além de contar com formação acadêmica e capacitação adequada, o profissional precisa conhecer aspectos legais da função.
Ela faz o controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços, incluindo desde processos, insumos, ambientes até tecnologias relacionadas.
Cargos e remunerações da Anvisa A remuneração inicial é de R$ 7.