A neuralgia pós-herpética é conceituada como dor persistente por mais de três meses após a resolução das lesões de pele observadas no herpes-zoster.
Chama-se nevralgia (ou neuralgia ) a um conjunto de sintomas dolorosos associados a lesões de nervos periféricos, entre os quais predomina uma dor aguda, intensa e incessante que é sentida ao longo do trajeto do nervo periférico envolvido e que ocorre devido a irritações ou danos a esse nervo.
A localização da dor varia de acordo com o tipo da nevralgia, os locais mais acometidos são a face, a região posterior do pescoço e as regiões do nervo ciático. Em síntese, os sintomas da nevralgia são: Dor na região do nervo lesionado. Função debilitada provocada pela dor e pela fraqueza muscular.
Significado de Nevralgia Dor sentida no trajeto de um nervo. Etimologia (origem da palavra nevralgia).
Há dois tipos principais de nevralgia que são categorizados de acordo com o lugar da dor:
A nevralgia do grande occipital é uma forma de cefaleia intensa e debilitante que atinge a região posterior da cabeça — área que é inervada pelo nervo occipital. Afeta igualmente os homens e as mulheres e não tem uma idade preferencial de ocorrência.
Neuralgias do crânio e face As neuralgias faciais e do crânio são dores de cabeça causadas por anormalidades na transmissão sensitiva dos nervos cranianos, como o nervo trigêmeo e o nervo glossofaríngeo. A neuralgia do trigêmeo é considerada uma das piores dores do mundo!
O choque neurogênico acontece quando existe uma falha de comunicação entre o cérebro e o corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos percam o seu tônus e dilatem, dificultando a circulação do sangue pelo corpo e diminuindo a pressão arterial.
A causa dessas dores não é só o sorvete – é o estímulo do nervo trigeminal ou trigêmeo (responsável pelas sensações de todo o rosto, garganta e pescoço) que causa a contração dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando a dor. Como essas dores são muito curtas elas, na maior parte das vezes, não precisam ser tratadas.
A cefaleia de sorvete é uma dor de cabeça gerada pela baixa temperatura de alimentos que sensibiliza o gânglio esfenopalatino - conglomerado de neurônios localizado na região maxilar e que possui ramos que vão até o céu da boca.