Curto. Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido.
Multímetro digital Coloque na escala de 200 ohms, coloque nos terminais do capacitor, deve aparecer de forma muito rápida um valor no display do instrumento e depois este valor some, isso acontece porque o capacitor carregou-se.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Ao olhar para o multímetro quando as ponteiras não estiverem se tocando, você notará que a leitura indica infinito ou OL. Encoste as pontas uma na outra e a leitura mudará para zero. Se o equipamento possuir um sinal sonoro de alerta, ele será ativado quando as ponteiras estiverem se tocando.
Multímetro Analógico É bastante útil para quem tem interesse na área de Eletroeletrônica, mas realiza suas funções em outras áreas também. Ele mostra a medição por meio de um ponteiro que fica conectado à uma bobina móvel dentro de um campo magnético, que é feito por um ímã permanente.
Um multímetro analógico é um dos equipamentos de trabalho mais confiáveis da indústria de testes eletrônicos. Os multímetros analógicos estão em uso há muitos anos e, às vezes, recebem o nome de VOA como resultado do fato de medirem volts, ohms e amplificadores.
O multímetro analógico possui um imã permanente sobre o qual está fixada a bobina móvel, onde o ponteiro é montado. ... Já o multímetro digital, como o nome já diz, possui uma estrutura analógica mas que logo é convertida para o digital, transferindo para a tela de LCD os dados da medição.
Normalmente, o multímetro pode ser utilizado como medidor da corrente contínua, da corrente alternada e também da resistência. O multímetro costuma ter várias outras utilidades. Os parâmetros de medição são detectados e selecionados de forma automática de acordo com o conector de medição utilizado.
Quando as escalas de tensão são selecionadas, o seu multímetro indicará 0.
Capacímetro é o instrumento utilizado em eletrônica para medir capacitância. Capacitância, por sua vez, é uma grandeza física que mede quanta carga (ou campo elétrico) pode ser armazenada quando uma diferença de potencial é aplicada entre duas placas condutoras.
Antes de usar o capacímetro, examine-o juntamente com as pontas de prova, para ver se apresentam alguma anormalidade ou dano. Em caso afirmativo, desligue-o imediatamente e o encaminhe para uma assistência técnica autorizada. e. Não se deve tentar medir um capacitor que esteja ligado em um circuito energizado.
O capacímetro funciona através do princípio da reatância capacitiva, medindo uma corrente que passa pelo capacitor após ser aplicada uma tensão alternada sem seus terminais.
Aplique as pontas de prova do capacímetro ao capacitor. d. Quando o capacitor a ser medido apresentar polaridade definida, deve-se ligar o terminal positivo do capacitor na entrada positiva (+) do capacímetro e o negativo na entrada negativa (-).