Entre suas características, está a negação de qualquer tipo de dominação ou superioridade hierárquica, defesa e difusão das virtudes cívicas, estabelecimento do Estado de direito, em que ninguém está acima da lei, a democracia participativa, a separação entre o patrimônio público e o do governante.
Verificado por especialistas Dois foram os principais grupos sociais que formaram o movimento republicano: os militares, adeptos da escola positivista, e as oligarquias nacionais.
O Manifesto Republicano, na História do Brasil, foi uma declaração publicada pelos membros dissidentes do Partido Liberal (luzias), liderados por Quintino Bocaiúva e Joaquim Saldanha Marinho (mestre maçônico do Grande Oriente).
Quanto aos fazendeiros do Novo Oeste paulista, após as opções políticas e econômicas que fizeram, especialmente aprovando a Lei dos Sexagenários, caminharam pelo apoio ao movimento republicano e o abandono do trabalho escravo.
Resposta. Resposta: com o objetivo justamente de derrubar a Monarquia, que já era compreendida como uma forma política autoritária.