30 dias
Web : Portal de Multas de Trânsito do DNIT. Enviar a documentação via Correios para o endereço: Setor de Autarquias Norte, Quadra 03, Bloco A - Edifício Núcleo dos Transportes - Coordenação de Multas de Trânsito - CEP: / Brasília-DF.
Se isso acontecer, basta acessar o Portal de Multas do DNIT (http://servicos.dnit.gov.br/multas) e gerar uma nova Guia de Pagamento através do Acesso Completo ou Simplificado.
Como regra geral em todos os estados, o passo a passo é este:
Realizar a consulta é bastante simples: basta acessar o site http://www.dnit.gov.br/ e clicar em “Multas” na seção “Acesso Rápido”. Em seguida, na opção “Acesso simplificado”, digite sua placa e o RENAVAM do veículo. Caso haja alguma multa registrada, você terá acesso a todas as informações necessárias.
Se você não quiser pagar a multa, você pode desistir do recurso administrativo e optar por um recurso judicial, através dos tribunais de pequenas causas, dentro da justiça comum, com os trâmites de um processo normal através de advogado e tudo mais.
Para conseguir fazer o pagamento basta ir ao site do DETRAN de seu estado para imprimir a guia de pagamento, ou se preferir utilizar o serviço de banco conveniados como e o caso do Banco do Brasil e Bradesco.