A primeira coisa que você precisa saber é: o Sisu não tem segunda chamada, apenas uma lista de espera. Como assim? Aquela opção de cadastro que aparece depois da chamada regular é uma lista de espera que o Sisu organiza. Esse documento é encaminhado para as universidades participantes preencherem as vagas não ocupadas.
As inscrições para o SiSU 2020 do segundo semestre serão recebidas entre os dias 7 e 10 de julho. Poderão se inscrever todos os participantes do Enem 2019 que concluíram o ensino médio e não zeraram a redação.
Normalmente são apenas quatro dias de inscrição (de terça a sexta-feira). O Sisu do meio do ano não tem data fixa para acontecer, então é preciso acompanhar de perto a divulgação do cronograma do Ministério da Educação (MEC). Isso costuma acontecer a partir do começo de junho.
Como as provas do ENEM 2020 foram adiadas para janeiro e fevereiro. As inscrições para Enem 2021 irão começar somente em junho (previsão) de 2021.
A segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1 foi divulgada nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, após mudança no cronograma da seleção. Os convocados terão que comprovar as informações prestadas durante a inscrição. O prazo para apresentação da documentação é de 8 a 24 de fevereiro.
A segunda chamada do ProUni acontece quando, após a primeira chamada, algumas vagas do programa ficam ociosas. Isso acontece por dois motivos: o candidato selecionado foi aprovado em várias faculdades e teve que optar por apenas uma delas ou ele pode ter sido reprovado em alguns dos critérios exigidos pelo MEC.
Os candidatos regularmente inscritos podem participar das duas chamadas do ProUni e ainda tentar a lista de espera. Para participar das vagas remanescentes basta ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e obtido a mesma pontuação exigida pela seleção regular.
Para consultar o resultado da segunda chamada do ProUni, basta seguir alguns passos. Primeiro, acesse o site oficial do Prouni. O site sempre dispõe de um botão em destaque para consultar o resultado, geralmente “Ver resultados”. Será solicitado o número de inscrição do Enem, que consta no cartão de inscrição.
Inscrições do Prouni 2021 – 1ª edição: 12/01/2021 a 15/01/2021. Resultado da primeira chamada: 19/01/2021. Resultado da segunda chamada do Prouni: 01/02/2021. Comprovação de informação da primeira chamada: 19/01/2021 a 27/01/2021.
5 de março
é hora de começar a torcer! Os resultados são divulgados poucos dias depois, na segunda ou terça-feira. Normalmente, a partir das nove da manhã os resultados já podem ser acessados no site oficial do ProUni (o candidato precisa digitar CPF e senha).
Os horários variam bastante. Em algumas edições ficou disponível a partir das 10 h; em outras, a partir das 12 h. E já aconteceu até de sair só depois das 15 h. O cronograma do ProUni 2020 do meio deve ser divulgado entre o final de maio e o início de junho.
Outra boa notícia é que o resultado do Prouni não demora a sair. Já na semana seguinte às inscrições, será divulgada a primeira chamada. Menos de duas semanas depois, vem a segunda chamada.
Para descobrir se você foi aprovado no ProUni 2021, acesse o site do ProUni na data de divulgação da primeira chamada. Para saber se você foi aprovado, faça o seguinte passo a passo: Acesse o site oficial do ProUni. A tela seguinte irá mostrar as duas opções de curso escolhidas pelo candidato.
Como consultar a situação da bolsa Prouni
Primeiro, entenda que ser pré-selecionado e classificado são coisas diferentes aqui. A pré-seleção é a primeira etapa do processo para conseguir o financiamento. Ser aprovado significa que sua nota no Enem foi maior do que a da sua concorrência no Fies Seleção.
Como se dá a seleção A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.
Como funciona o Prouni 2021 Para conseguir se inscrever, o estudante precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2020 e, de acordo com alguns critérios, o aluno pode ganhar bolsas de estudos de 100% ou de 50% em faculdades ou universidades particulares de todo país.
Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa.
No caso de bolsas integrais, o ProUni paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, o ProUni paga 50% e o estudante paga 50% da mensalidade para a universidade. Ao se formar, o bolsista do ProUni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo Governo. Você vai participar do ProUni?
Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante. Já a inscrição é sempre gratuita.