Fisiologia do Exercício é a área das ciências da saúde e esporte que aplica o conhecimento sobre as adaptações agudas e crônicas provocadas pelo exercício para melhor avaliação e elaboração de programas de exercícios físicos para os diversos fins como: emagrecimento, estética, performance, saúde e/ou reabilitação.
A “Fisiologia da Atividade Física” é uma disciplina de grande importância para profissionais de Educação Física, seja para licenciados ou bacharéis, pois proporciona o entendimento sobre o corpo humano submetido ao esforço, que podemos considerar neste contexto, o pode ser entendido como o exercício físico.
Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos. ... É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
A importância do controle da intensidade na Fisiologia do Exercício é enorme e ela é o principal parâmetro para prescrever atividades físicas dentro de intensidades recomendadas. (% da Frequência Cardíaca Máxima). Portanto, é de suma importância que o praticante controle a intensidade do esforço.
Adaptações Metabólicas: Aumento da capacidade do sistema oxidativo das células musculares, especialmente das de contração lenta. Redução da produção de lactato durante a realização de esforços físicos a uma dada intensidade.
os efeitos agudos imediatos, são os que ocorrem nos períodos per e pós-imediato do exercício e podem ser exemplificados pelos aumentos de freqüência cardíaca (FC), ventilação pulmonar e sudorese, habitualmente associados ao esforço.
Este, para reparar os “danos” causados pelo exercício, estimula ou suprime diversas substâncias produzidas pelo nosso corpo e essas substâncias, uma vez suprimidas ou produzidas para atingir um tecido alvo, gerarão efeitos agudos, que se estimulados repetidamente, se tornarão crônicos.
O treinamento físico intenso aumenta a sensibilidade das células adiposas do nosso organismo e também do hormônio adrenalina, fazendo com que aumente a atividade enzimática responsável pela queima de gordura, como por exemplo, a Lípase Hormônio Sensível (LHS) que facilita a liberação de AGL (ácidos graxos livres) no ...
O treinamento físico diminui os níveis de glicogenólise para a mesma carga absoluta pré treino devido a menor liberação de catecolaminas durante a realização do exercício físico, principalmente a adrenalina.
Morfológico: é o efeito externo, como o aumento do tamanho dos músculos, da força, etc.. Fisiológico: é o efeito interno, como a melhora da capacidade cardiopulmonar, aumento da da resistência. Psicossociais: é o efeito psicológico, fazendo assim melhorar a autoestima, socialização, etc.
( ) Fisiológicos, morfológicos e psicossociais.
Efeito imediato de treinamento - alterações produzidas durante a execução do exercício ou na sua conclusão. Efeito posterior de treinamento - alterações que ocorrem até a próxima influência.
Seu corpo dói por vários dias Uma rotina de exercícios muito puxada, repetitiva e sem descanso entre os treinos pode fazer você sentir dores bastante fortes em qualquer parte do corpo, mesmo se você não for para a academia. Além disso, você pode sentir cãibras, espasmos musculares e formigamentos.
1- Qualquer pessoa pode fazer musculação, desde que seja maior de 13 anos e não possua nenhuma nenhuma doença que possa se agravar mais. 4- A partir do momento que o seu corpo começar a produzir o hormônio testosterona (o principal masculina), que se inicia na puberdade.
Quando a atividade física não é indicada
A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos. Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose. ...
Isso depende muito, mas alguns especialistas falam aos 14 anos, pois a partir dai e que se pode fazer uma musculação “legal”. Uma boa parte dos especialistas não estipula uma idade mínima, mas tem os que preferem indicar a musculção só a partir dos 14 anos, quando o processo de crescimento já está bem estabelecido.
A musculação é uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade.