R$ 1.
O responsável técnico é a pessoa física legalmente habilitada para a adequada cobertura das diversas espécies de processos de produção e na prestação de serviços nas empresas. No caso de drogarias e farmácias, é um profissional devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia da Região.
Art 13 – Um profissional pode ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, além da sua firma individual, quando estas forem enquadradas por seus objetivos sociais no artigo 59 da Lei 5.
Nesses casos particulares, o próprio dono da empresa ou um funcionário pode atuar como RT, desde que seja comprovadamente capacitado para tal. Para isso, o profissional deve ter conhecimentos específicos em assuntos como: doenças transmitidas por alimentos; ... Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
É preciso que o centro de estética tenha um profissional liberal da saúde como responsável técnico, que seja especialista e habilitado pelo seu conselho de classe, como os biomédicos estetas. É nessa modalidade que os profissionais usam mais o termo clínicas de estética, para se diferenciar dos centros de estética.
O médico tem um registro, junto ao Conselho Federal de Medicina, e você pode consultá-lo no site do CRM do seu estado ou do CFM e buscar se aquele profissional está inscrito e se tem autorização legal para exercer a medicina naquele estado. Além disso, tem que verificar se ele tem uma formação de especialista.
Os documentos necessários para abrir uma clínica de estética são simples:
A diferença entre clínicas de estética e centros de estética é que a clínica deve ter um profissional da saúde como Responsável Técnico (RT) e com sua habilitação emitida por algum dos Conselhos de Classes (CRBM, COREN, CRF e CRM).
Centro de estética é uma empresa que presta serviços de tratamento corporal e facial, por intermédio de cosméticos e equipamentos diversos, objetivando a reabilitação ou a melhora estética dos clientes.
Os serviços oferecidos por clínicas de estética são basicamente tratamentos estéticos faciais e corporais que devem atender pacientes saudáveis e aptos a receber os tratamentos que podem ser por meio de procedimentos manuais com uso de cremes e cosméticos como drenagem linfática, massagem, máscaras faciais e peelings ...
Uma clínica básica precisa ser equipada com um aparelho de vapor de ozônio e maleta de corrente facial e corporal, além de uma manta térmica (ou termoelétrica), um equipamento de ultrassom e uma maca. Este investimento pode chegar a até R$ 7 mil.
Criada em 1987, a rede de clínicas de estética soma 200 unidades no país. Com várias terapias para emagrecimento, as franquias faturam, em média, 30 mil reais. O investimento inicial é de 40 mil reais. É preciso ter 100 metros quadrados de área mínima e até 4 funcionários para operar.
Quais são os principais equipamentos para clínica de estética?