Durante seu ciclo biológico, os percevejos passam pelas fases de ovo, ninfa (composta de cinco ínstares) e adulto. ... As ninfas recém-eclodidas têm o corpo alaranjado e a cabeça preta, medem cerca de 1,3 mm e permanecem sobre os ovos até atingir o segundo ínstar.
Principais percevejos
Diferentemente das lagartas que se alimentam das folhas, os percevejos atacam diretamente os grãos. ... Ainda, para os produtores de sementes, o ataque de percevejos se torna mais preocupante, pois afeta diretamente o vigor das sementes que acarretará em problemas para o próximo estabelecimento da lavoura de soja.
Podem escalar paredes e outras estruturas. O período de alimentação do inseto dura cerca de 5 minutos e depois ele volta ao seu abrigo. O percevejo vive em média de 6 a 9 meses. Pode viver até 1 ano sem alimento algum, em estado de dormência.
Para o controle da população de percevejos, a utilização de produtos químicos é a mais eficiente desde que haja o correto monitoramento da praga e a aplicação do produto químico no momento correto, mantendo assim a população de percevejo sempre baixa.
Manuel de jardinagem: como podar cada espécie
Misture 200 ml da solução de pimenta + 100 ml da solução de alho + solução de sabão (1 litro de água + 500 g de sabão neutro) a 20 litros de água. Agite bem todos os componentes e aplique nas plantas atacadas.
A eficiência de controle aumenta quando é associado à instalação de armadilhas – placas ou lonas de cor amarela (atrai os indivíduos adultos da praga) impregnadas com cola ou óleo para que fiquem aderidos. As armadilhas devem ser colocadas entre as plantas, na mesma altura do cultivo.
Folha de tomate Uma forma de aproveitar suas folhas antes de morrerem é fazer inseticida natural. Para isso, preencha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe essa mistura descansando por uma noite, acrescente mais dois copos d'água e pulverize nas plantas durante o sol baixo.
Caso, ao entrar com um controle na lavoura tenha mais do que 15% de minas com larvas vivas, deve-se primeiro entrar com inseticida de choque (carbamato ou fosforado) e após aproximadamente 7 a 12 dias entrar com um inseticida residual (diamida, espinosina).
O bicho-mineiro – caracterizado como sendo uma pequena mariposa de coloração branco-prateada – se instala nas folhas dos cafeeiros, podendo causar consideráveis perdas e reduzir a produção em mais de 70%, dependendo da intensidade de infestação e da desfolha provocada.
O bicho-mineiro é uma praga que apresenta elevado potencial de reduzir a capacidade produtiva do cafeeiro, caso não seja devidamente controlado. Essa queda de produtividade varia de acordo com a intensidade, duração, idade do cafezal e época de ocorrência.
O bicho-mineiro do cafeeiro afeta a produtividade e longevidade do cafeeiro, devido ao consumo do parênquima paliçádico, causando necrose foliar, redução da área fotossintética e desfolhamento (Souza et al., 1998).
Como monitorar broca do café O monitoramento da broca pode ser feito por meio da contagem de frutos ou utilizando armadilhas. É realizada a contagem dos frutos pela avaliação de 20 plantas/hectare, em “zigue-zague”, como demonstrado na figura abaixo.
O que é o ácaro-vermelho-das-palmeiras Ele é um pequeno artrópode de coloração vermelha. Os adultos medem em média 0,3 mm e podem ser vistos a olho nu ou com auxílio de lupa de bolso(Figura1). Estes ácaros formam colônias, onde são encontrados indivíduos adultos, jovens (larva, protoninfa e deutoninfa) e ovos.
Uma das dicas é manter a planta bem equilibrada quanto à nutrição, adubação, irrigação, entre outros fatores importante para o desenvolvimento. O que devo usar para eliminar o ácaro do morango? Agrosomar: monitore o tempo na sua fazenda e controle pragas e doenças.
O ácaro rajado (Tetranychus urticae) é o principal alimento dos ácaros predadores (Phytoseiulus macropilis e Neoseiulus californicus). A criação pode ser feita em estufa (longe dos cultivos de interesse do produtor) ou em uma construção de alvenaria, de preferência distante de locais com grande fluxo de pessoas.
Controle cultural: A redução do ataque da broca pode ser obtida fazendo-se uma colheita bem feita e um repasse na lavoura, se necessário, para evitar a sobrevivência dessa praga e que passe para os frutos novos da próxima safra.
O uso de inimigos naturais no controle de uma outra importante praga do tomateiro, Tuta absoluta. Assim como para Tuta absoluta, o uso do parasitoide de ovos, Trichogramma pretiosum e do controle microbiano de lagartas com Bacillus thuringiensis são também indicados para o controle de N. elegantalis.
O PYRINEX 480 EC é um inseticida organofosforado com ação de contato e ingestão, recomendado para o controle de pragas nas culturas de algodão, batata, café, citros, feijão, maçã, milho, soja, tomate rasteiro para fins industriais e trigo.
Combate à Spodoptera Ampligo combina Lambda-cialotrina e Clorantraniliprole, dois princípios ativos que oferecem eficácia contra as lagartas.
SABRE é um inseticida para controle de pragas nas culturas de Algodão, Batata, Café, Citros, Milho, Soja e Tomate industrial.