PCR – Proteína C Reativa, Ultrassensível - R$11,70 à vista - Labi Exames.
Derivada da resposta hepática frente a ação de citocinas pró-inflamatórias, a proteína C reativa (PCR) é um biomarcador característico da fase aguda da inflamação e atua ativamente no processo aterogênico.
INTRODUÇÃO: a proteína C-reativa (PCR) é um marcador de fase aguda que se eleva em processos inflamatórios e infecciosos. Níveis elevados de proteína C ultrassensível (PCRus) têm sido associados a eventos cardiovasculares futuros.
Segundo o endocrinologista Mauro Scharf, o exame de PCR é feito a partir de uma coleta simples de sangue, no qual será dosada a concentração da proteína C reativa, uma proteína produzida no fígado e elevada no sangue em condições especiais.
A proteína C-reativa, também conhecida como PCR, é uma proteína produzida pelo fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há indicativo de processos inflamatórios ou infecciosos.
O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo.
A técnica exige que o tubo com a amostra de sangue seja mantido exatamente na vertical e permaneça em repouso pelo menos durante uma hora. A leitura é dada pela altura da coluna de plasma, no limite de separação com as hemácias sedimentadas. O resultado, expresso em milímetros por hora (mm/h), mede a hemossedimentação.