Ação Social para Max Weber Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade.
A característica principal do tipo ideal é não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise de casos concretos, realmente existentes.” As ciências humanas precisam compreender processos da experiência humana que são vivos, mutáveis, que precisam ser interpretados para que se extraia deles o seu sentido.
Quanto aos fundamentos propostos por Max Weber, vinculados à noção de tipo ideal, é correto afirmar: A) Uma vez construído um tipo ideal, ele passa a servir como parâmetro a todas as pesquisas posteriores sobre o mesmo tema. B) O tipo ideal é uma construção mental, feita na cabeça do investigador.
Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.
Para Weber, além de minimizar a formação humanística de caráter mais integral, a educação racionalizada (pedagogia do treinamento), continua a ser usada como mecanismo de ascensão social e de obtenção de status privado. O capitalismo reduzia tudo, inclusive a educação, à mera busca por riqueza material e status.
A sociedade sob uma perspectiva histórica Fica claro que dessa forma apenas a lei da evolução, a generalização e a comparação entre formações sociais são valorizadas em detrimento dos processos históricos particulares.
Ao cientista compéte captar, pois, o sentido produzido pelos agentes em todas as suas conseqüências. As conexões que o cientista estabelece revelam as implicações da ação social políticas, econômicas, religiosas etc. O cientista pode, portanto, descobrir o nexo entre as várias etapas em que se decompõe a ação social.
A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas. O sentido por um lado, é expressão da motivação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em sua conduta. O caráter social da ação individual decorre, segundo Weber, da interdependência dos indivíduos.
Se a ação social é uma conduta subjetivamente orientada para o comportamento de outros agentes, uma “relação social” aflora (Weber, 2000: 16) sempre que as ações de dois ou mais indivíduos sejam reciprocamente referidas, isto é, sempre que os agentes orientem suas ações uns para os outros.
Sua obra mais lida é o ensaio “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Neste livro, o autor destaca a importância de algumas características do protestantismo ascético, como principal responsável pelo nascimento do capitalismo moderno.
A principal diferença entre o pensamento de Karl Marx e o de Max Weber reside na compreensão dos elementos que contribuem para a formatação e o desenvolvimento das sociedades.