Candido Portinari: as 10 principais obras analisadas
21 de julho de 1889, Vilnius, Lituânia
Vilnius, Lituânia
Maurício Segall
2 de agosto de 1957
A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922, nos termos do historiador Mário da Silva Brito.
Lasar Segall (Vilna, 21 de julho de 1889 — São Paulo, 2 de agosto de 1957) foi um pintor, escultor e gravurista judeu nascido no território da atual Lituânia.
movimento modernista brasileiro
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
O artista foi responsável pela entrada do Brasil no modernismo, ao realizar há 100 anos, em março de 1913, sua primeira individual em São Paulo e Campinas. ... Na mostra, Segall apresentava as tendências das vanguardas europeias, ao mesmo tempo, recebia influências da arte "verde e amarela".
O artista dedicou-se a várias técnicas de gravura. Em seus primeiros trabalhos, explorou o uso das sombras, acentuando o claro-escuro. Na obra ''Emigração'', o colorido vibrante de suas telas dá lugar a uma luz mais pálida e suave.
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
A Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922. Além disso, esse evento é considerado o marco inicial do Modernismo brasileiro.