Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
O primeiro passo é o homem ser avaliado por um urologista e a mulher pelo ginecologista. É importante lembrar que a infertilidade é conjugal e o fato de encontramos um problema na mulher não inviabiliza que o parceiro também possa ter um problema relevante.
Quem quer gestar deve visitar o médico ginecologista e obstetra pelo menos três meses antes do início das tentativas. Foto: Bigstock. | Foto: Para as mulheres que desejam engravidar, passar pela consulta pré-concepcional é de extrema importância para a saúde fetal e materna.
Em geral, o espermograma é solicitado por um urologista quando o casal está tendo problemas e dificuldades na hora de engravidar. Entretanto, médicos especializados em reprodução humana e endocrinologistas também podem pedir o exame. O espermograma é o principal exame pedido para analisar a fertilidade masculina.
Orientações para Coleta - Espermograma
O resultado é emitido no prazo de 1 dia útil.
Avaliação de Espermograma