A candeia para que dê a luz, ou seja, para que a sua luz alcance longe, tem que estar no velador, ou num lugar alto. Lucas 11.
Além de poderem ser encontradas em diversas cores, o uso das velas lamparinas ocorre por seu tempo de queima ser grande, normalmente, sua chama fica acesa por um período de 3 a 5 horas.
Uma lamparina (ver figura 1) é um utensílio destinado a efectuar o aquecimento de sistemas de pequenas dimensões que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe por capilaridade, para ser queimado na outra extremidade (pavio).
Lamparina A Alcool de Aluminio Jon.
A Lamparina é um símbolo da própria religião judaica, a primeira das grandes religiões monoteísticas, e representava a iluminação do povo judeu em relação aos povos hereges - pois há adotavam a crença em um Deus único -, sendo uma espécie das práticas religiosas "avançadas" dos judeus.
As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.