A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada no Conselho Nacional de Saúde em junho de 2009 e publicada na Portaria nº 1.
Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde. 3. Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, acolhedor e acessível a todas as pessoas.
Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde 196 da Constituição Federal, que garante o acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
É importante que cada paciente seja tratado individualmente de acordo com a sua situação, tendo as suas necessidades específicas atendidas. Os colaboradores devem conversar com o paciente para entender o que ele está sentindo e também que tipo de suporte ele necessita.
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre suspeitas diagnósticas.
CAPÍTULO I Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art.
196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Uma vez estando no país, esses estrangeiros, quando carecem de atendimento médico, e não dispondo de recursos para um tratamento particular, recorrem a unidades de saúde e hospitais públicos, que, sob pena de incorrer em omissão de socorro, lhes prestam atendimento.
Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
O pronto-socorro se destina a atender pacientes em estado de urgência ou emergência, isto é, que correm risco de vida ou alguma perda de função.
O paciente deve buscar um pronto-socorro quando em quadros agudos, isto é, queixas de início recente. Os casos atendidos no PS são aqueles que colocam o paciente em risco de vida: as urgências e emergências, como infarto, AVC, apendicite aguda, acidentes de trânsito, baleados, entre outros.