1890
O Cortiço é considerado o melhor representante do movimento naturalista brasileiro. As principais características do Naturalismo seriam a animalização das personagens e, consequentemente, a ação baseada em instintos naturais, tais como os instintos sexuais e os de sobrevivência.
1859
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.
O Naturalismo teve como marco inicial a publicação, em 1881, de Germinal, de Émile Zola, na Europa. O livro retrata os dramas vividos por uma família que trabalha nas minas de carvão, denunciando as precárias condições de vida e de trabalho do proletariado, classe social que surge graças ao avanço do capitalismo.
O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.
O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em meados do século XIX na França. ... No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros.
Veja algumas obras do Realismo e Naturalismo, com seus autores e respectivos livros:
Émile Zola e outros autores naturalistas
O Naturalismo favoreceu a ficção, sob a forma do romance naturalista, que se propunha a estudar e expôr a sociedade naquilo que ela tinha de mais primário ou até animalesco. Nestas obras, o ser humano se torna o objeto de estudo, a partir de um olhar focado na sua fisiologia, nas suas compulsões e patologias.
Os naturalistas brasileiros foram, grosso modo, abolicionistas e engajados no movimento republicano, de modo que a tendência estética de origem francesa ganhou aqui as cores e os problemas nacionais: o racismo, a herança colonial das relações de trabalho e da apropriação da terra, a mestiçagem etc.
Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.
Com a dissolução da atitude naturalista, os artistas passam a menosprezar o assunto ou tema das suas obras para valorizar o fazer a obra de arte. ... A obra de arte adquire um estatuto próprio de obra.
O projeto literário do Naturalismo O projeto naturalista pretende colocar a literatura a serviço da ciência. Para cumprir esse projeto, os escritores buscavam olhar para a realidade através da lente do determinismo e das teorias evolucionistas.
Zoomorfização (ou Animalização) é uma figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal, o homem é tratado como um animal. Mais do que uma figura de linguagem, a Zoomorfização é uma concepção do Naturalismo.
A redução das criaturas ao nível animal (zoomorfização) é característica do Naturalismo e revela a influência das teorias da Biologia do Século XIX (darwinismo, lamarquismo) e do DETERMINISMO (RAÇA, MEIO, MOMENTO).
Contexto Histórico do Naturalismo Como o Naturalismo surgiu em conjunto com o Realismo, as duas Escolas Literárias possuem o mesmo contexto histórico. Apesar disso, o Naturalismo tem raízes mais voltadas para as descobertas científicas que permeavam a biologia, a psicologia e a sociologia da época.
Origem do Naturalismo O Naturalismo nasceu após a publicação do livro “O Romance Experimental”, em 1880, pelo escritor Émile Zola. Esse livro foi considerado um manifesto literário desse movimento. Outro titulo de Émile Zola que merece destaque é "Germinal”, lançado em 1885.
O Naturalismo relaciona-se intimamente com as transformações sociais e as novas correntes filosóficas e científicas do século XIX: o positivismo de Augusto Comte (1798-1857), teoria sociológica que defendia a necessidade da tomada de consciência das relações entre o indivíduo e a sociedade como condição para o ...