O prefixo multi é escrito sem hífen, dobrando-se o R e o S quando a palavra-base começa com tais letras: multirracial, multissecular; multiexemplar, multiatividade, multimilionário, multilíngue.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Mas como se escreve essa palavrinha: MULTIUSO (sem acento) ou MULTIÚSO (com acento agudo no U)? A maioria das embalagens traz a palavra sem acento. Há quem atribua a ausência do acento à formação da palavra: prefixo MULTI + palavra USO. Realmente, o argumento está correto, mas a conclusão é incorreta.
Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...
1. Com a nova ortografia, muitas palavras perderam o hífen, outras o mantiveram e algumas, dependendo do significado, podem ser registradas com ou sem hífen, como acontece em flor de lis (emblema da realeza francesa) e flor-de-lis (lírio-roxo). ...
Conhecendo melhor o travessão, hífen e meia-risca O hífen (-) é o menor de todos, o segundo maior é o meia-risca(–), e o travessão(—) é bem maior que qualquer um dos dois.
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...
Dessa forma, em toda sílaba sempre terá uma vogal, mas somente apenas uma vogal. As vogais são: a, e, i, o, u. Elas são classificadas de acordo com alguns critérios como a função das cavidades bucal e nasal, a zona de articulação, o timbre e a intensidade.
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia ...
Plano de Aula: Educação Infantil 4 e 5 Anos Vogais
Atividade lúdica com vogais Dentro, inseri várias figuras em miniatura que começam por cada uma das vogais. Em um pequeno cesto, havia umas vogais de um jogo do alfabeto embrulhadas em papel alumínio. Laura devia escolher uma, desembrulhar e procurar, no pote, um objeto que começasse pela vogal sorteada.
Plano de aula reconhecendo as letras: Vogais de acordo com a bncc para Educação Infantil. (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. Objetivos de Aprendizagem: Dramatizar a história das vogais.
Por isso, reunimos 8 ideias de como ensinar o alfabeto de forma lúdica e divertida para o seu pequeno:
Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo....
Peça, por exemplo, que citem nomes de colegas, animais, lugares etc. que comecem com a vogal que você estiver trabalhando. Eles deverão pronunciar bem cada nome para que os sons vocálicos fiquem bem perceptíveis. Depois, faça uma lista com essas palavras e deixe-a exposta em um lugar estratégico da sala de aula.