Porém, um metal pesado não pode ser sintetizado e nem destruído pela ação do homem. Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.
Os principais metais tóxicos encontrados nos mineralogramas são:
Além do ouro e da prata — dois dos mais conhecidos —, ainda existem diversos outros, como o mercúrio ou o quartzo, por exemplo. A lista desses elementos é imensa e cada um deles tem o seu jeito de encantar as pessoas. Porém, no meio desses elementos, encontram-se os materiais mais tóxicos conhecidos pela ciência.
Diversos metais pesados podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. A longo prazo, os metais reduzem a quantidade de glóbulos vermelhos e podem causar quadros de anemia no paciente.
O mercúrio ataca o sistema nervoso; o chumbo e o cádmio podem causar câncer; o arsênio se acumula nos rins e no fígado; e o cromo pode gerar efeitos colaterais como cansaço, perda de apetite, tendência a hematomas, náuseas, dores de cabeça, tonturas, alterações urinárias, sangramento nasal e reações cutâneas.
Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.
Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são:
Os metais pesados são elementos químicos que, na sua forma pura, se encontram sólidos e que podem ser tóxicos para o organismo quando consumidos, podendo causar danos em vários órgãos do corpo, como pulmões, rins, estômago e até cérebro.
Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.
Peixes e a presença de metais pesados. ... Metais pesados por não serem biodegradáveis podem se acumular nos tecidos vivos ao longo da cadeia alimentar chegando ao ser humano principalmente por meio da alimentação.
O metilmercúrio contamina toda a cadeia alimentar, desde o fitoplâncton até os peixes carnívoros. ... Ao incorporarmos esses peixes contaminados com mercúrio à nossa dieta, estamos nos incluindo neste processo e ingerindo altas concentrações de mercúrio.
Alguns peixes e outros frutos do mar podem sofrer contaminação por metais pesados como cobre, chumbo, mercúrio, arsênio e cádmio, todos em altas quantidades são letais para nossa saúde e podem ocasionar uma série de doenças.