Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.
A terceira geração romântica é caracterizada pela poesia libertária influenciada, principalmente, pela obra político-social do escritor e poeta francês Victor Hugo, que originou a expressão "geração hugoana". ... deixa a mim, poeta da nossa América, coroar a tua cabeça com os louros do povo.
As principais características da terceira geração modernista são:
São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional.
São obras do Romantismo no Brasil, EXCETO: a) Suspiros Poéticos e Saudades.
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
A Primeira Geração Romântica tem como principais características: Exaltação da natureza e da liberdade. Religiosidade. Figura do índio ou indianismo.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social.
As principais características da primeira geração romântica são:
Gonçalves Dias
Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de ...
A Segunda Geração Romântica tem como principais características: Profundo subjetivismo. Sentimentalismo exacerbado. Pessimismo e melancolia.
Morreu jovem, com 20 anos de idade, e deixou poesias, uma peça de teatro (Macário) e uma novela (Noite na taverna), entre outros textos, publicados após a sua morte. Suas obras são caracterizadas pelo subjetivismo, pessimismo, escapismo, morbidez, além da idealização do amor e da mulher.
Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. ... Sua obra Poesias é considerada o marco da segunda geração do Romantismo brasileiro, rompendo definitivamente com a tradição literária vigente ao abordar temas como o mistério, a morte, o sonho, a loucura e a degradação.
Junqueira Freire, organizado por Antonio Carlos Vilaça (Coleção Nossos Clássicos, n. 66); Desespero na Solidão, organizado por Antonio Carlos Vilaça (1976) e Obra Poética de Junqueira Freire (1970). A sua obra mais importante foi “Inspirações do Claustro” (1855).
A ironia e a autoironia são características da obra de Álvares de Azevedo, sobretudo no livro Lira dos vinte anos, no qual muitas vezes dirige o seu sarcasmo contra os poetas ultrarromânticos.
Como você estudou, o livro Lira dos vinte anos divide-se em três partes.Indentifique, por hipótese, a parte do livro a que o poema deve pertencer.Fundamente sua hipótese..
Álvares de Azevedo
Conhecido como “mal-do-século”, o romantismo desse período era caracterizado por pessimismo, apego à bebida e ao vício, além de atração pela noite, demonstrando temas macabros e satânicos (como Álvares de Azevedo fez).
As primeiras páginas deixam antever o clima das geração do mal do século, a irreverência incontida, a tendência a divagações literário-filosóficas, a vivência sôfrega e, principalmente, a morbidez e a lascívia. Entre os “brados” e as taças que circulavam, são apresentados os personagens, e alguns deles tomas a palavra.
Segunda Geração Romântica: Mal-do-século As principais características da geração são: o individualismo, egocentrismo, negativismo, dúvida, desilusão, tédio e sentimentos relacionados à fuga da realidade, que caracterizam o chamado ultrarromantismo.
Os poetas desta geração romântica desprezavam todas as temáticas da geração anterior, como o nacionalismo e o indianismo, imprimindo na poesia traços egocêntricos, subjetivistas e sentimentais, além de temáticas relacionadas ao sonho, ao desejo de viver uma determinada situação e à investigação psicológica, que ...
Os principais autores do Ultrarromantismo são:
Marcada pelo “mal do século”, apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Destacam-se os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Essa geração é conhecida também por Ultra-Romantismo, devido à forte influência byroniana.