São diversas empresas que respeitam a Lei de Aprendizagem e abrem inscrições Jovem Aprendiz 2021 com a garantia de salários e bons benefícios. Instituições bancárias – Caixa, Itaú, Bradesco – ou empresas de telecomunicações, como a Oi, sempre têm vagas abertas para Jovem Aprendiz.
Para ser aprendiz é necessário ter de 14 a 24 anos, estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental ou médio e também frequentar o curso técnico conveniado com a empresa, relacionado à atividade que desempenhar enquanto estiver contratado.
Quem pode participar? Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.
A Lei afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
Quem pode ser aprendiz Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.
Pode ser aprendiz novamente, mas vale lembrar que a aprendizagem tem como objetivo oferecer a oportunidade do jovem ter experiência e conhecimento suficiente para poder conseguir uma vaga efetiva.
Para ser jovem aprendiz, é necessário ter idades entre 14 e 24 anos e estar devidamente matriculado em uma escola. Quanto ao grau de instrução, os empregadores podem exigir como pré-requisito a conclusão do ensino fundamental ou a matrícula em uma das séries do ensino médio.
Regulamentação permite trabalho de menor na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. O trabalho do menor aprendiz não pode ser realizado em locais prejudiciais a sua formação, desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
Segundo Claudio Riccioppo, o jovem aprendiz que deseja ser efetivado pela empresa precisa não só ter qualificações técnicas, mas principalmente pessoais. "Não se espera do aprendiz altíssimas qualificações técnicas", explica o CEO.
431. A contratação do aprendiz poderá ser efetivada pela empresa onde se realizará a aprendizagem ou pelas entidades mencionadas no inciso II do art. 430, caso em que não gera vínculo de emprego com a empresa tomadora dos serviços.”
Empresa que rescinde contrato de aprendizagem antes do prazo, mesmo que o motivo seja o encerramento de suas atividades, deve pagar metade da remuneração a que o empregado teria direito até o final da contratação.
Fique ligado:
A efetivação nem sempre vem quando o trabalho temporário termina. E o empregador vai se lembrar dos temporários que se destacaram por mostrar iniciativa, interesse pela empresa e força de vontade no dia a dia. Quanto mais focado no trabalho e menos no salário você for, mais chances terá de ganhar um emprego.
Após a Constituição federal de 1988 só há uma maneira de efetivação no serviço público: o concurso. Então por decurso de tempo trabalhado nenhum funcionário é efetivado seja com 5, 10, 20 anos ou 35 anos. Os Estados e Municípios estão proibidos de vota lei concedendo efetivação por tempo de serviço.
Faça o pedido ao seu supervisor Se, mesmo se dedicando, a proposta de efetivação não chegar, tudo bem, você poderá falar com o seu supervisor e demonstrar o seu interesse em permanecer na empresa. Inclusive, você pode fazer isso desde o momento em que perceber que quer ser funcionário da organização.
Como ser efetivado antes do fim do contrato de estágio? 5 dicas essenciais!
adjetivo De caráter permanente; que se conseguiu efetivar, tornar efetivo, estável, fixo: funcionários efetivados. Etimologia (origem da palavra efetivado).
Recomendado para você
Quando o chefe ou o cliente autorizarem que o tratem de maneira mais informal, aí, sim, use o pronome você.