A administração pode ser compreendida de duas maneiras: ciência e arte. Sim, a administração é uma ciência, mas também uma arte, pois requer além de conhecimento, grande habilidade e criatividade para ser eficiente em qualquer ato relacionado à administração em si.
Foi, no entanto, apenas no século 20 que o engenheiro americano Frederick W. Taylor apontou princípios de profunda relevância para a história da administração: os princípios e estudo dessa organização como uma ciência. Taylor é conhecido, por muitos, como o precursor da Teoria da Administração Científica.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.
A partir dos anos 1950, os trabalhadores conquistaram diversos direitos trabalhistas. Com isso, o setor passou a cuidar, principalmente, da parte burocrática e dos direitos dos profissionais, passando a ter o nome de Administração de Pessoal. Vinte anos mais tarde surge o termo Recursos Humanos.
Globalização, mudança no sistema produtivo, inserção de tecnologias, evolução dos conhecimentos psicológicos e aumento das pesquisas na área de Psicologia Organizacional são algumas alterações muito importantes para a formação de um novo paradigma no RH.
Gestão de Pessoas é um dos nomes que pode ter o curso de Gestão de Recursos Humanos. ... O aluno aprende sobre Administração, Psicologia, Comunicação e Direito Trabalhista, tudo aplicado ao dia a dia do profissional. O curso é do grau tecnológico e tem curta duração: em dois anos você já sai com o seu diploma.
6 dicas para fazer uma boa gestão de pessoas na sua empresa
O que é a Gestão de Pessoas? O conceito de Gestão de Pessoas envolve a associação de políticas, técnicas e práticas definidas, habilidades e métodos, com a função de gerenciar os comportamentos internos para potencializar o capital humano nas instituições.
Os Gestores de Pessoas devem ajudar as suas organizações a definir as suas estratégias e a construir programas de desenvolvimento do seu capital intelectual, de modo a atrair, reter e manter as pessoas necessárias à consecução os objetivos empresariais.
Um bom gestor sabe liderar pessoas. Não adianta ter proatividade, ser estratégico e não saber passar suas ideias para a equipe. Um líder motiva, inspira e conquista outras pessoas. Isso se faz com respeito e a capacidade de persuadir e influenciar outros indivíduos, com boa comunicação e posições claras.
Controlar processos e pessoas Ser um gestor eficiente é saber negociar e delegar as tarefas de forma segura, mostrando confiança e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores, mas sem esquecer de controlar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada ação.