Que tipo de linguagem deve ser usada em uma transposição crítica de linguagem? ... Linguagem impessoal (Exemplos: “É relevante para o enredo”; “É importante destacar”; “Percebe-se que”.
Chevallard conceitua “Transposição Didática” como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo “sábio” (o cientista) ser objeto do saber escolar. A Transposição Didática, em um sentido restrito, pode ser entendida como a passagem do saber científico ao saber ensinado.
A ideia de gênero, dentro da lógica da gramática, auxilia os alunos a perceberem que a linguagem se modifica não só por aspectos técnicos, mas também por questões culturais e sociais, que dizem respeito às compreensões sobre os papeis e as características ligadas a gênero.
A charge constitui um gênero textual interessante, que combina a linguagem verbal e a não verbal, e pode indicar opiniões e juízos de valores por parte de quem enuncia (o chargista). Também não é por acaso que cada vez mais as charges estejam presentes nos diversos vestibulares como objeto de análise.
➤ Na caricatura, o corpo é bem menor do que a cabeça, para dar mais contraste e evidenciar os detalhes e expressão do rosto da pessoa. ➤ Você deve exagerar no tamanho da cabeça, para deixar bem evidente a brincadeira com o rosto da pessoa. ➤ Comece com os contornos do desenho, dando forma ao rosto, corpo e cabelos.