A estatística é uma ferramenta segura, uma ciência exata e a principal vantagem de envolver estatística e biologia é agregar uma complexa metodologia para dar resposta às hipóteses, além de agilizar a organização do sistema de investigação e a geração de resultados.
substantivo feminino Processos e métodos estatísticos aplicados à análise de fenômenos biológicos.
Área de Bioestatística Os avanços científicos na área de Odontologia têm sido uma constante nos últimos anos, assim, a importância da Bioestatística na formação do Cirurgião Dentista tem aumentado devido à grande quantidade de informações e conhecimentos científicos disponíveis.
Epidemiologia é um ramo da medicina que utiliza a estatística como ferramenta, para estudar os diferentes fatores que intervêm na propagação e no comportamento de doenças. Avalia a frequência, a distribuição geográfica, a evolução, os problemas e os meios de prevenção das doenças.
Concretamente, o epidemiologista usa os seus conhecimentos específicos para investigar as causas das doenças, identificar grupos de maior risco, determinar estratégias de controlo do evento em causa e apontar formas de prevenção.