Como identificar as características do cliente ideal?
Os consumidores digitais são amantes de tecnologia e de estarem conectados com o mundo e aquilo que ocorre nele. O comportamento dos compradores na internet é dinâmico, acompanhando as mudanças e tendências do mercado online.
Questionário de pesquisa de mercado: 9 perguntas para usar
O comportamento do consumidor mudou. A forma de tomar decisão mudou. ... De fato, o consumidor atual se comporta de uma maneira muito diferente no processo de compra. Isso porque a internet possibilitou a pesquisa antes da decisão de adquirir certo produto ou serviço.
Os fatores culturais envolvem a cultura, a subcultura e a classe social do consumidor que define o perfil de produtos que serão consumidos. A cultura inclui os objetivos materiais da sociedade, as ideias e valores, as instituições, a maneira como nos vestimos, pensamos.
Os fatores culturais são os que “exercem a mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor” (KOTLER, 1993, p. 209). ... Já os fatores sociais compreendem as influências de terceiros indivíduos no processo de compra do consumidor.
As variáveis socioculturais, como a própria denominação diz, são fatores de ordem social e cultural que, de alguma forma, influenciam e moldam o comportamento do consumidor e estão relacionadas ao ambiente em que as pessoas vivem, às relações que elas estabelecem e aos costumes que vão adquirindo.
Elasticidade-preço da oferta
Sobre a elasticidade-preço da demanda: a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda R: Os fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda são: Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.
Elasticidade-renda da demanda é uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem responde a uma variação na renda dos consumidores, calculada como a variação percentual da quandidade demandada dividida pela variação percentual da renda.
A elasticidade renda mede a variação na quantidade demandada conforme a variação da renda de um consumidor. Os bens podem, de acordo com a elasticidade renda, serem classificados em bens normais ou bens inferiores.
A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
A elasticidade-renda da demanda é a variação percentual na quantidade demandada dividida pela variação percentual na renda. Para a maioria dos produtos, na maioria das vezes, a elasticidade-renda da demanda é positiva. Em outras palavras, um aumento na renda causará um aumento na quantidade demandada.
A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
A elasticidade preço da demanda cruzada é a razão entre proporções de variação, comumente expressas em percentagem. Por exemplo, se um aumento de 30% no preço de combustíveis levar a uma queda de 10% na demanda por automóveis, diz-se que a elasticidade preço da demanda cruzada é igual a -10%/30%, ou -1/3.
A elasticidade-preço da demanda para um bem em particular é influenciada pela disponibilidade ou não de bens substitutos. Quanto mais bens substitutos estiverem disponíveis mais elástica é a demanda, se não há bens substitutos a demanda é inelástica.
A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing. Ela também aborda a forma com a qual os recursos de uma empresa são utilizados.
Elasticidade é a alteração percentual em uma variável, dada uma variação percentual em outra. Este conceito diz respeito à quanto de variação na demanda ocorrerá em face a uma variação no preço de um determinado produto.
Ele se refere ao nível de demanda existente para um produto específico. Quando um produto é super elástico, uma pequena mudança no preço acabará alterando drasticamente a demanda. Mas, inversamente, para um produto com pouca ou nenhuma elasticidade, quando o preço muda, a demanda não altera.
1 - CONCEITO DE ELASTICIDADE Tal sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável, quando ocorrem alterações em outra variável. (Exemplo: preço, renda, gosto).
Os produtos oferecidos no mercado sofrem variação de preço de acordo com a demanda e a oferta destes. As pessoas geralmente tendem a comprar mais produtos quando os preços destes produtos estão mais baixos do que os preços que são empregados normalmente.
1) Demanda elástica: Se um pequena mudança de preço (aumento ou redução de "P") provoca grande variação na quantidade vendida (aumento ou redução de "Q"), dizemos que o produto é muito sensível à variação de preço, ou simplesmente "muito sensível ao preço", ou, ainda, que o produto tem uma demanda muito elástica.