Teste de pulso
O tipo físico MESOMORFO Dessa forma, um mesomorfo tem a cabeça quadrada, peitos e ombros largos e musculosos, braços e pernas com densidade óssea alta além de gordura corporal mínima, com tendência a desenvolver músculos facilmente. Aparência atlética, corpo bem proporcional e distribuído marcam um mesomorfo.
Em 1960, Heath e Carter, baseados nos estudos de Sheldon, usaram pela primeira vez o termo biotipo, que está relacionado a componentes genéticos que não podem ser mudados. O somatotipo está diretamente relacionado a como você está atualmente, logo, podemos entender que ele pode ser modificado.
Em 1940, o fisiologista americano William Sheldon concluiu que as características físicas geneticamente herdadas seriam chamadas de biotipo. A teoria de classificação corporal dividiu os seres humanos em três grupos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos.
Com a análise dos dados constatou-se que o percentual de gordura corporal médio dos jogadores foi de 11,2±2,3%. Com relação ao somatotipo, observou-se que os atletas apresentaram em média uma característica classificada como mesomorfo-ectomorfo (2,5–3,6–3,3).
Segundo o especialista, os esportes mais adequados para esse tipo de pessoas são os que trabalham força, potência e equilíbrio, como musculação ou luta.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto em que o atleta tenta levantar o maior peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.
O biotipo possui grande influência genética e a pessoa deve sempre levar em consideração o esporte que deseja praticar, suas relações com a dieta, metabolismo e desempenho físico. ... Conhecer o biotipo pode ajudar a ter resultados mais satisfatórios no treino, porque cada um exige uma dieta e foco distintos.
O treinamento desportivo é o conjunto de atividades físicas realizadas por um longo período de tempo, de forma progressiva, que tem como função desenvolver as capacidades humanas, fisiológicas e psicológicas de um indivíduo. São exercícios planejados de forma individualizada e sistemática para a evolução de um atleta.
O treinamento desportivo tem como objetivo principal a melhora do desempenho físico, motor e esportivo dos indivíduos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, seja ela uma simples corrida ou a prática de um esporte com exigências motoras mais complexas, como é o caso do futebol.
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).